dc.description | Este trabalho de conclusão de curso, tem como principal objetivo, investigar de que modo os professores da Educação Infantil consideram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no planejamento de suas ações pedagógicas. A temática foi escolhida, devido a inquietações, visto que, atualmente as discussões sobre esse tema estão avançando. Assim, pretende-se com esta monografia, discutir por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo com professores atuantes na Educação Infantil, a importância e a implicação dos direitos de aprendizagens no planejamento docente. O texto apresenta uma breve contextualização da Educação Infantil, acompanhada de revisão bibliográfica de algumas teses e dissertações sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, como também do planejamento docente. Em seguida, explicita-se os direitos de aprendizagem e desenvolvimento no contexto das escolas de Educação Infantil. Na sequência, busca-se compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento integral das crianças. E por fim, os resultados da pesquisa de campo realizada com professores atuantes da Educação Infantil. Pode-se concluir que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, estão presentes no planejamento diário dos docentes, e são importantíssimos no desenvolvimento integral, emocional e afetivo das crianças. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |