Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorLorenzatto, Kelli Larissa
dc.contributor.otherCarara, Maria Christine Quillfeldt
dc.contributor.otherMatos, Sônia Regina da Luz
dc.date.accessioned2021-07-02T17:33:43Z
dc.date.available2021-07-02T17:33:43Z
dc.date.issued2020-07-16
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8422
dc.descriptionO objetivo desta monografia é apresentar os resultados do projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia, que tratou de investigar como o desenho animado pode ser uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. O projeto de pesquisa foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa que visa analisar dados de caráter subjetivo, usando a análise de conteúdo narrativa de três vídeos do desenho animado "O Show da Luna!". A partir desta análise foram construídas três categorias, sendo elas: saúde, imaginário e descobertas. As leis e diretrizes da Educação Infantil, além das informações sobre publicidade e propaganda estabelecidas no CONAR, constituíram-se no aporte legal, para compreender o vínculo do desenho com a integridade física e pessoal da criança. Apresenta-se ainda, nessa monografia, um breve histórico sobre a produção dos desenhos animados e também sobre a criação do desenho "O Show da Luna!", que faz referência ao real e imaginário da criança. Aborda-se ainda o uso da ferramenta pedagógica para o contexto da Educação Infantil, a partir dos estudos de Celso Vasconcellos. Entendeu-se que o uso do desenho animado "O Show da Luna!" como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é possível se existe a compreensão pelo pedagogo sobre a intencionalidade da ação docente associada à escuta sensível da criança sobre suas percepções reais e imaginária relacionados ao desenho animado proposto. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.titleA utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-07-17 00:00:00


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige