Mostra i principali dati dell'item
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
dc.contributor.advisor | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.author | Lorenzatto, Kelli Larissa | |
dc.contributor.other | Carara, Maria Christine Quillfeldt | |
dc.contributor.other | Matos, Sônia Regina da Luz | |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T17:33:43Z | |
dc.date.available | 2021-07-02T17:33:43Z | |
dc.date.issued | 2020-07-16 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8422 | |
dc.description | O objetivo desta monografia é apresentar os resultados do projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia, que tratou de investigar como o desenho animado pode ser uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. O projeto de pesquisa foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa que visa analisar dados de caráter subjetivo, usando a análise de conteúdo narrativa de três vídeos do desenho animado "O Show da Luna!". A partir desta análise foram construídas três categorias, sendo elas: saúde, imaginário e descobertas. As leis e diretrizes da Educação Infantil, além das informações sobre publicidade e propaganda estabelecidas no CONAR, constituíram-se no aporte legal, para compreender o vínculo do desenho com a integridade física e pessoal da criança. Apresenta-se ainda, nessa monografia, um breve histórico sobre a produção dos desenhos animados e também sobre a criação do desenho "O Show da Luna!", que faz referência ao real e imaginário da criança. Aborda-se ainda o uso da ferramenta pedagógica para o contexto da Educação Infantil, a partir dos estudos de Celso Vasconcellos. Entendeu-se que o uso do desenho animado "O Show da Luna!" como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é possível se existe a compreensão pelo pedagogo sobre a intencionalidade da ação docente associada à escuta sensível da criança sobre suas percepções reais e imaginária relacionados ao desenho animado proposto. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.title | A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-07-17 00:00:00 |