Show simple item record

dc.contributor.advisorVianna, Silvio Luiz Gonçalves
dc.contributor.authorMarsilio, Maguil
dc.contributor.otherGullo, Maria Carolina Rosa
dc.contributor.otherMecca, Marlei Salete
dc.contributor.otherFlores, Luiz Carlos da Silva
dc.date.accessioned2014-11-20T16:08:02Z
dc.date.available2014-11-20T16:08:02Z
dc.date.issued2014-11-20
dc.date.submitted2014-05-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/842
dc.descriptionO turismo é uma atividade crescente e é responsável por um a cada doze empregos no mundo. Com o advento da internet, as relações interpessoais e comerciais alteram-se a cada dia. Para as agências de viagens e turismo, empresas distribuidoras do produto/serviço turístico, tais transformações têm alterado totalmente o modo de gerir os negócios. Esta dissertação analisa a interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo. Objetiva identificar o perfil dessas empresas, a forma de utilização da internet, os processos que auxiliam o relacionamento com os clientes por meio das tecnologias de informação e comunicação e avaliar a interferência da internet na competitividade dessas empresas. Na formação do marco teórico, foi utilizada uma pesquisa bibliométrica para apurar o estado da arte sobre o tema, somada às ideias de autores das áreas do Turismo, Administração, Marketing, Competitividade, Qualidade, Finanças e Sistemas de Informação. A pesquisa de campo entrevistou 68 empresas da cidade de São Paulo e apresentou resultados similares aos de outros países. Dentre eles, o perfil predominante de micro e pequenas empresas, que ainda não estão totalmente conscientes das mudanças ocorridas no mercado e que possuem certeza de que o investimento no relacionamento com o cliente, juntamente com a constante análise das suas capacidades internas, é determinante para seu sucesso. O presente estudo vem agregar literatura ao segmento das agências de viagens e turismo, o qual possui pouca produção específica.pt_BR
dc.description.abstractTourism is a growing activity and is responsible for one in every twelve jobs in the world. With the advent of internet interpersonal and commercial relationships change every day. For travel agencies and tourism, distributors of the product / tourist service, such transformations have totally changed the way to manage the business. This paper analyzes the interference of the Internet on the competitiveness of travel and tourism agencies and aims to identify the profile of these companies, how to use the Internet, the processes that assist in customer relationships through information and communication technologies and evaluate the role of the Internet in the competitiveness of these companies. In forming the theoretical framework used out a bibliometric study to determine the state of the art on the topic and added to the authors of the areas of Tourism, Management, Marketing, Competitiveness, Quality, Finance and Information Systems. The field research interviewed 68 companies from São Paulo and showed similar results to those of other countries, such as the profile of predominantly micro and small enterprises, which are still not fully aware of the changes in the market, and have assured that investment in the relationship with the client, along with the constant analysis of its internal capabilities is critical for the success of the same. The current study add to the literature segment of the travel and tourism agencies, which has little specific literature.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismo - São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectTurismo - Viagenspt_BR
dc.subjectTourist trade - São Paulo (SP)en
dc.subjectTourist trade - Journeysen
dc.titleA interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9034540491766936pt_BR
mtd2-br.author.lattesMARSILIO, M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record