Pedagogia social e as contribuições do trabalho do pedagogo nos centros de convivência com idosos
View/ Open
Date
2020-12-16Author
Haefliger, Janaína
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo trata da Pedagogia Social, em especial da importância do papel do pedagogo atuando junto aos centros de convivência para os idosos, com o intuito de propiciar um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Desse modo, traz algumas considerações sobre Pedagogia Social, o trabalho do pedagogo com essa faixa etária, o que são centros de convivência e como funcionam na prática e sobre envelhecimento e qualidade de vida. Assim, compreendendo melhor como está sendo realizada a pedagogia para a terceira idade e a importância de organizar espaços e vivências para um envelhecimento mais prazeroso para as pessoas. O problema que norteou esta pesquisa foi: "Quais as possíveis contribuições da atuação do pedagogo em centros de convivência para idosos?". E como objetivo geral, investigar a Pedagogia Social em relação ao envelhecimento, assim, conhecendo mais o papel do pedagogo e as contribuições que ele pode trazer em benefício ao idoso em centros de convivência. Como principais autores que auxiliaram no pensar teórico da proposta, destacam-se alguns como Caliman (2010), Goi, Pereira e Veiga (2018), Libâneo (1998), Cunha (2018), Pires e Lima (2007), entre outros. A pesquisa é qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e de campo, tendo sido realizado um estudo de caso em um centro de convivência na Serra Gaúcha. Enfim, este estudo mostra a importância de pensar no envelhecimento das pessoas e notar que o pedagogo pode fazer a diferença nessa fase da vida. Por ser um profissional capacitado e completo, sabe como trabalhar de forma individual, analisando cada pessoa, para saber das suas particularidades. Esse processo, geralmente, se faz dentro de centros de convivência que reúnem os idosos e oferecem vários aspectos necessários para o idoso ter um envelhecimento ativo e feliz. [resumo fornecido pelo autor]