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Pedagogia social e as contribuições do trabalho do pedagogo nos centros de convivência com idosos
dc.contributor.advisor | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.author | Haefliger, Janaína | |
dc.contributor.other | Pedrini, Maristela | |
dc.contributor.other | Farina, Silvia Hauser | |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T18:20:13Z | |
dc.date.available | 2021-07-02T18:20:13Z | |
dc.date.issued | 2020-12-16 | |
dc.date.submitted | 2020-12-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8431 | |
dc.description | Este estudo trata da Pedagogia Social, em especial da importância do papel do pedagogo atuando junto aos centros de convivência para os idosos, com o intuito de propiciar um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Desse modo, traz algumas considerações sobre Pedagogia Social, o trabalho do pedagogo com essa faixa etária, o que são centros de convivência e como funcionam na prática e sobre envelhecimento e qualidade de vida. Assim, compreendendo melhor como está sendo realizada a pedagogia para a terceira idade e a importância de organizar espaços e vivências para um envelhecimento mais prazeroso para as pessoas. O problema que norteou esta pesquisa foi: "Quais as possíveis contribuições da atuação do pedagogo em centros de convivência para idosos?". E como objetivo geral, investigar a Pedagogia Social em relação ao envelhecimento, assim, conhecendo mais o papel do pedagogo e as contribuições que ele pode trazer em benefício ao idoso em centros de convivência. Como principais autores que auxiliaram no pensar teórico da proposta, destacam-se alguns como Caliman (2010), Goi, Pereira e Veiga (2018), Libâneo (1998), Cunha (2018), Pires e Lima (2007), entre outros. A pesquisa é qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e de campo, tendo sido realizado um estudo de caso em um centro de convivência na Serra Gaúcha. Enfim, este estudo mostra a importância de pensar no envelhecimento das pessoas e notar que o pedagogo pode fazer a diferença nessa fase da vida. Por ser um profissional capacitado e completo, sabe como trabalhar de forma individual, analisando cada pessoa, para saber das suas particularidades. Esse processo, geralmente, se faz dentro de centros de convivência que reúnem os idosos e oferecem vários aspectos necessários para o idoso ter um envelhecimento ativo e feliz. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | Pedagogia social e as contribuições do trabalho do pedagogo nos centros de convivência com idosos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVI | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-18 |