Mostra i principali dati dell'item
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
dc.contributor.advisor | Caprara, Bernardete Schiavo | |
dc.contributor.author | Bianchi, Kelvin | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.other | Farina, Silvia Hauser | |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T18:31:34Z | |
dc.date.available | 2021-07-12T18:31:34Z | |
dc.date.issued | 2020-07-27 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8467 | |
dc.description | Muito importante para o desenvolvimento integral da criança, o brincar e sua mediação devem ser dar em um ambiente atrativo e previamente organizado pelo professor, que é o responsável por dar a intencionalidade na proposta e por escolher os materiais adequados para realizarem descobertas. Diante destas premissas, se dará ênfase no primeiro capítulo a respeito do contexto histórico da Educação Infantil, desde seu viés assistencialista até os dias de hoje, vista como sistema de ensino. No segundo capítulo será abordado o brincar e suas propostas dentro das metodologias Reggio Emilia, criada por Loris Malaguzzi, que consiste na aprendizagem por meio de projetos de aprendizagem e utilização de ateliês de arte e Montessoriana, criada por Maria Montessori, que consistem no desenvolvimento da autonomia da criança na sua vida prática, além de tópicos visando a utilização de elementos da natureza, de brinquedos não-estruturados e de objetos que estimulem o exercício da vida cotidiana. Enquanto, no terceiro capítulo, análise a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de responder aos objetivos deste trabalho, levando em conta a realidade de três escolas infantis. A pesquisa aborda assuntos que dizem respeito aos materiais ofertados às crianças e sua intenção pedagógica visando os estímulos necessário para seu aprendizado, além da visão de professores e gestores no âmbito das metodologias e das propostas pedagógicas, desde sua elaboração até sua execução. A escolha de uma metodologia faz com que o aprendizado das crianças seja direcionado, desperta confiança dos pais e facilita para os professores em seu processo de planejamento. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Recreação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-07-31 00:00:00 |