Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaprara, Bernardete Schiavo
dc.contributor.authorBianchi, Kelvin
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherFarina, Silvia Hauser
dc.date.accessioned2021-07-12T18:31:34Z
dc.date.available2021-07-12T18:31:34Z
dc.date.issued2020-07-27
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8467
dc.descriptionMuito importante para o desenvolvimento integral da criança, o brincar e sua mediação devem ser dar em um ambiente atrativo e previamente organizado pelo professor, que é o responsável por dar a intencionalidade na proposta e por escolher os materiais adequados para realizarem descobertas. Diante destas premissas, se dará ênfase no primeiro capítulo a respeito do contexto histórico da Educação Infantil, desde seu viés assistencialista até os dias de hoje, vista como sistema de ensino. No segundo capítulo será abordado o brincar e suas propostas dentro das metodologias Reggio Emilia, criada por Loris Malaguzzi, que consiste na aprendizagem por meio de projetos de aprendizagem e utilização de ateliês de arte e Montessoriana, criada por Maria Montessori, que consistem no desenvolvimento da autonomia da criança na sua vida prática, além de tópicos visando a utilização de elementos da natureza, de brinquedos não-estruturados e de objetos que estimulem o exercício da vida cotidiana. Enquanto, no terceiro capítulo, análise a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de responder aos objetivos deste trabalho, levando em conta a realidade de três escolas infantis. A pesquisa aborda assuntos que dizem respeito aos materiais ofertados às crianças e sua intenção pedagógica visando os estímulos necessário para seu aprendizado, além da visão de professores e gestores no âmbito das metodologias e das propostas pedagógicas, desde sua elaboração até sua execução. A escolha de uma metodologia faz com que o aprendizado das crianças seja direcionado, desperta confiança dos pais e facilita para os professores em seu processo de planejamento. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCrianças - Recreaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleBrinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2020-07-31 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples