Mostra i principali dati dell'item
A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
dc.contributor.advisor | Costa, Flávia Fernanda | |
dc.contributor.author | Ferrarini, Letícia Duque | |
dc.contributor.other | Zanette, Carla Roberta Sasset | |
dc.contributor.other | Agliardi, Delcio Antônio | |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T17:02:59Z | |
dc.date.available | 2021-07-13T17:02:59Z | |
dc.date.issued | 2020-12-03 | |
dc.date.submitted | 2020-07-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8479 | |
dc.description | Esta pesquisa trata do brincar heurístico na Base Comum Curricular (BNCC), tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: "De que forma a concepção do brincar heurístico se revela na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil?" Para atingir o objetivo, foi preciso conhecer como o brincar se constitui no documento. Dessa forma, tornou-se indispensável descrever o documento e identificar as noções do brincar presentes no material. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso e leitura analítica, constituindo-se de uma análise documental e bibliográfica. Este trabalho estrutura-se em um estudo sobre o brincar na Educação Infantil e o brincar heurístico, a partir da construção de um referencial teórico e a análise da Base Nacional Comum Curricular, que resultou na elaboração de categorias relacionadas ao brincar e ao brincar heurístico. No que diz respeito ao tema, sobre aproximações ou distanciamentos do brincar que aparecem na BNCC, e sobre o brincar heurístico, percebe-se que as aproximações ficam evidenciadas sobre como funcionam o brincar; de forma ampla e também próxima, os dois tipos de brincar promovem as descobertas e interações no meio em que as crianças estão inseridas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Recreação | pt_BR |
dc.title | A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-11-24 |