Mostra i principali dati dell'item
Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Costa, Flávia Fernanda | |
dc.contributor.author | Varela, Luana Shaiane Lopes | |
dc.contributor.other | Morés, Andréia | |
dc.contributor.other | Neves, Mara dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T17:39:38Z | |
dc.date.available | 2021-07-13T17:39:38Z | |
dc.date.issued | 2020-08-05 | |
dc.date.submitted | 2020-07-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8482 | |
dc.description | A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Diálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-08-11 00:00:00 |