Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Flávia Fernanda
dc.contributor.authorVarela, Luana Shaiane Lopes
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.contributor.otherNeves, Mara dos Santos
dc.date.accessioned2021-07-13T17:39:38Z
dc.date.available2021-07-13T17:39:38Z
dc.date.issued2020-08-05
dc.date.submitted2020-07-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8482
dc.descriptionA presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como objetivo investigar questões pertinentes ao gênero e a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do posicionamento dos docentes da cidade de Caxias do Sul, visto as alterações que a nova Base Nacional Comum Curricular trouxe em sua normativa, no qual deixa o assunto explícito apenas no conteúdo de ciências da natureza, no 8º ano. É importante que as questões que envolvam sexualidade e gênero ocorram nos espaços escolares, tendo em vista o retrocesso que o mesmo vêm sofrendo por setores conservadores da sociedade nos últimos anos, os quais acreditam que se a sexualidade for exposta para as crianças ou adolescentes, as mesmas podem ou irão desenvolver desejos e despertar curiosidades que as levarão a praticar atos sexuais. Ademais, torna-se necessário que o assunto seja abordado nos espaços escolares para que as crianças e adolescentes tenham contato com informações condizentes com as faixas etárias as quais estão inseridas, compreendendo também o direito de seus corpos, reconhecendo os limites do mesmo em relação ao outro e o outro em relação a si. O projeto de pesquisa de natureza exploratória, desenvolveu-se a partir da metodologia de estudo de caso, para a construção dos dados empíricos utilizou-se um questionário que contou com a participação de 27 professores dos anos iniciais das redes de ensino pública e privada da cidade de Caxias do Sul. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa e em alguns momentos os foram apresentados de forma quantitativa. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleDiálogos sobre gênero e sexualidade nos espaços escolares dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-08-11 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples