Mostra i principali dati dell'item
O princípio educativo do trabalho e as contribuições da escola SENAI Nilo Peçanha na educação profissional de jovens de Caxias do Sul (2000-2012)
dc.contributor.advisor | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.author | Guerra, Vanderlei Ricardo | |
dc.contributor.other | Kreutz, Lúcio | |
dc.contributor.other | Ferreira, Pedro Moura | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.date.accessioned | 2014-12-05T11:55:23Z | |
dc.date.available | 2014-12-05T11:55:23Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.date.submitted | 2014-08-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/850 | |
dc.description | Esta produção apresenta a construção de uma pesquisa sobre a história da EEP SENAI Nilo Peçanha que, em seu contexto, sonda os elementos vinculados ao princípio educativo do trabalho. Esta pesquisa teve por base diversas fontes, principalmente orais e documentais, tendo a evocação da memória como um elemento fundente, sendo composta por um breve histórico da educação para o trabalho no Brasil, do SENAI, da FIERGS e da EEP SENAI Nilo Peçanha. O tema da educação para o trabalho foi apresentado dentro da perspectiva de uma educação plena, voltada não apenas aos aspectos técnicos da execução de atividades laborais, mas à formação do ser humano, em diversos aspectos, como a ética e a sociedade, abordando o trabalho como um agente construtor e transformador da vida humana, nos aspectos ontológicos e profissionais. Foram realizadas entrevistas com treze ex-alunos da EEP SENAI Nilo Peçanha, oriundos de cursos da modalidade de Aprendizagem Industrial, voltados à área de Usinagem Mecânica, no período de 2000 a 2012, com apoio de questionários, gravação de áudio, reprodução e transcrições das informações e narrativas produzidas. As entrevistas ocorreram concomitantemente com a pesquisa em documentos para a obtenção de informações referentes ao histórico da Escola e estudos abrangendo as áreas da História Oral, História Cultural, Narrativas de Vida, Trajetórias Juvenis, Trabalho, Memória, Educação para o Trabalho, Identidades Juvenis, entre outros, os quais catalisam as narrativas. Os dados empíricos evidenciam que a Educação para o Trabalho, através dos cursos de Aprendizagem Industrial, na EEP SENAI Nilo Peçanha, foi fundamental para o exercício e o êxito profissional dos ex-alunos entrevistados. A trajetória profissional deles foi analisada através dos detalhes de sua inserção e atuação no mercado de trabalho, bem como, nas trocas de áreas de atuação, de cargos ou funções e nas relações destas funções com o aprendizado obtido nos cursos profissionalizantes. Em meio aos relatos dos ex-alunos são narrados alguns detalhes do funcionamento da Escola, suas regras, a metodologia aplicada, a cultura escolar, as percepções e expressões de sentimentos dos ex-alunos, fundindo-se com as narrativas de vida de um dos instrutores, que traça um paralelo entre sua experiência como aluno, profissional da indústria e docente, com as experiências dos seus ex-alunos, chegando até a realidade atual da instituição. Na visão dos interlocutores da pesquisa, os fatores mais significativos da atuação da EEP Nilo Peçanha, não estão relacionados com a parte técnica, ou nas informações essenciais para a execução operacional do trabalho, fatores que não foram discutidos pelos entrevistados, apenas referenciados como a marca da qualidade da Escola. Os aspectos mais lembrados pelos ex-alunos estão relacionados com a educação voltada à formação humana, onde foram apresentados temas como: ética, respeito, organização, relações humanas, assiduidade, comprometimento, responsabilidade, espírito de equipe, amizade, empreendedorismo, entre outros, que foram evocado pelos entrevistados como aspectos marcantes de uma educação, que alguns caracterizaram como: “a educação da pessoa para ser um profissional”. Tais afirmações, aliadas aos estudos realizados, vão ao encontro da ideia do princípio educativo do trabalho, como linha de atuação para a Educação Profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This production presents the construction of a research about the history of EEP SENAI Nile that in context, the probe elements linked to the educational principle of work. This research was based on several sources, mainly oral and documentary, and the evocation of memory as a flux element, consisting of a brief history of education for work in Brazil, SENAI, FIERGS and EEP SENAI Nilo Peçanha. The theme of education for work was presented from the perspective of a full education focused not only the technical aspects of performing work activities, but the formation of the human being, in many aspects, such as ethics and society, addressing the work as a builder and transforming agent of human life, the ontological and professional aspects. Interviews with thirteen alumni EEP SENAI Nilo Peçanha, from courses of Industrial Training mode, directed to the area of Mechanical Machining, in the period 2000- 2012, with support from questionnaires, audio recording, playback and transcripts were made information and narratives produced. The interviews took place concurrently with the research documents in order to obtain information regarding the history of the School and studies covering the areas of Oral History, Cultural History, Lore of Life Trajectories Youth, Work, Memory, Education for Work, Youth Identities, among others, which catalyze the narratives. Empirical data show that the technical training through courses of Industrial Training, the EEP SENAI Nilo Peçanha, was fundamental to the practice and the professional success of alumni respondents. The professional career of them was analyzed through the details of their integration and performance in the labor market as well as in trade of practice areas, positions or roles and relationships of these functions with the knowledge gained in professional courses. Amid reports of former students are recounted some details of the operation of the school, its rules, the methodology applied, the school culture and the perceptions and expressions of feelings alumni, merging with the stories of the life of one of instructors, which draws a parallel between his experience as a student, teacher and industry professional, with the experiences of his former students, even to the present reality of the institution. In view of the interlocutors of the research, the most significant factor of the performance of EEP Nilo Peçanha, are not related to the technical part, or the essential information for the operational execution of work, factors that were not discussed by the interviewees, only referred to as the mark the quality of the school. The aspects most remembered by former students are related to education focused on human development, where themes were presented as: ethics, respect, organization, human relations, diligence, commitment, responsibility, team spirit, friendship, entrepreneurship, among others, that were raised by respondents as important aspects of an education, which some have characterized as "the education of the person to be a professional." Such statements, allied to studies, meet the educational principle of the idea of work as a line of action for Vocational Education. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Caxias do Sul (RS) | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Jovens - Emprego | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem industrial | pt_BR |
dc.subject | Career education | en |
dc.subject | Vocational education - Caxias do Sul (Brazil) | en |
dc.subject | Labor market | en |
dc.subject | Youth - Employment | en |
dc.subject | Manual training | en |
dc.title | O princípio educativo do trabalho e as contribuições da escola SENAI Nilo Peçanha na educação profissional de jovens de Caxias do Sul (2000-2012) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8683694985485414 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | GUERRA, V. R. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |