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dc.contributor.advisorRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.authorWilmsen, Lilibth
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherMaciel, Rochele Rita Andreazza
dc.contributor.otherSimiano, Luciane Pandini
dc.contributor.otherBarbosa, Maria Carmen Silveira
dc.date.accessioned2021-07-21T14:33:59Z
dc.date.available2021-07-21T14:33:59Z
dc.date.issued2021-07-21
dc.date.submitted2021-05-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8523
dc.descriptionA presença de crianças como interlocutoras empíricas sustenta esta investigação que tem como objetivo investigar visões de infâncias, crianças e suas linguagens expressas em documentações pedagógicas, no contexto da Educação Infantil, em escola situada em Caxias do Sul-RS. A reflexão sobre a documentação pedagógica privilegia curiosidades epistêmicas e práticas, inspirada em ideias de Reggio Emília e em concepções de Malaguzzi (2001). A pesquisa protagoniza achados empíricos para construção das reflexões, entrelaçando a documentação pedagógica e as múltiplas linguagens das crianças. A base teórica é formada, em especial, por Rinaldi (2014, 2019), Malaguzzi (1996, 2001, 2016), Formosinho e Oliveira-Formosinho (2019), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2017) e Benjamin (2011). O percurso metodológico vincula-se a vertente qualitativa, no qual os dados foram construídos via estudo de caso (YIN, 2001). O estudo contou com três fontes de evidências: documentação pedagógica, grupos focais com crianças e grupos focais com professoras, que foram capturados por filmagem e diário de bordo. Na articulação das evidências, emergem cinco categorias: (a) abertura para o outro e para o inesperado; (b) tempo do agora; (c) documentação do acerto; (d) linguagens sensoriais e sensíveis; (e) crianças protagonistas. As fontes de evidências foram estudadas com base em análise de conteúdo (BARDIN, 2010). As documentações são construídas de forma flexível e com diferentes materiais e recursos, sem padronização na escola pesquisada. As categorias estão presentes no conjunto da dissertação e geram os capítulos. Os resultados apontam para a imagem de crianças protagonistas, que se desvelam pelas diferentes oportunidades de atuar nos processos de ensino e de aprendizagem bem como na abertura das jornadas da escola para a participação infantil. Essas oportunidades apontam as linguagens do corpo, da arte, nomeadas pelos sujeitos da pesquisa como sensíveis e sensoriais. Nas discussões sobre a documentação pedagógica, o conceito de tempo aparece como aspecto significativo para as crianças, as materialidades e memórias presentes nas documentações mostram-se de modo circular para novas possibilidades e investigações do cotidiano permeadas pelo agora. E, ainda, a documentação privilegia a cultura do sucesso e do acerto na perspectiva docente. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe presence of children as empirical interlocutors bolsters this research, which delves into the viewpoints of childhood, children and their languages. All viewpoints have been expressed within the pedagogical context of elementary education and documented, at a school located in the city of Caxias do Sul, in the State of Rio Grande do Sul. The considerations about the pedagogical documentation prioritizes epistemic and practical inquistivinesses, inspired by Reggio Emília´s ideas and Malaguzzi´s (2001) conceptions. The research features empirical findings so as to buttress the considerations, therefore intertwining the pedagogical documentation with the many langages of the children. The most part of the theoretical principles are made up of the works by Rinaldi (2014, 2019), Malaguzzi (1996, 2001, 2016), Formosinho and Oliveira-Formosinho (2019), Oliveira-Formosinho and Formosinho (2017), as well as Benjamin (2011). The methodology was linked to a qualitative analysis, in which data was garnered via case study (YIN, 2001). The research was supplied with evidence from three sources: pedagogical documentation, focal groups with children and focal groups with teachers, which were registered by recordings and class log. Throughout the articulation of the evidence, five categories have emerged: (a) openness to the other and to the unexpected; (b) now time; (c) documentation of being right; (d) sensory and sensitive languages; (e) protagonist children. The sources of evidence were studied based on the content analysis (BARDIN, 2010). The documentation was made in a flexible manner, with diverse materials and resources, without any standard in the aforemantioned school. The categories are present in the dissertation as a whole and have resulted in the chapters. The results point to the image of protagonist children, who stand out due to the different opportunities of acting in the processes of teaching and learning, as well as in the adaptation of school shifts toward children´s participation. Such opportunities point out the language of the body, of art, which have been deemed as sensible and sensory by the research subjects. In the debates about the pedagogical documentation, the concept of time shows up as a significant aspect for the children; the materialities and memories present in the documentation are circular for new possibilities and investigations of everyday life pemeated by the now. And, finally, the documentation prioritizes the culture of success and being right from the teaching perspective. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipPrograma PROSUC, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEscolas - Documentaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSchools - Documentationen
dc.subjectEducation of childrenen
dc.subjectLanguage and languagesen
dc.subjectChildhooden
dc.titleDocumentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0006671773187478pt_BR
mtd2-br.author.lattesWilmsen, Lilibthpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorRamos, Flávia Brocchetto
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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