Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorKreutz, Lúcio
dc.contributor.authorBarcellos, Ruy de Almeida
dc.contributor.otherAlvarenga, Luiz Fernando Calage
dc.contributor.otherStédile, Nilva Lúcia Rech
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.date.accessioned2015-02-05T12:47:16Z
dc.date.available2015-02-05T12:47:16Z
dc.date.issued2015-02-05
dc.date.submitted2014-08-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/856
dc.descriptionO tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, em universidades gaúchas. A presente investigação foi realizada em três universidades de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a história oral e para análise das narrativas utilizou-se a análise temática. Ao trilhar os caminhos da construção desta dissertação, foram estabelecidos limites para a organização e apresentação dos resultados, uma vez que as possibilidades de desdobramentos eram múltiplas desta forma, para o desenvolvimento da versão final foram desenvolvidos três capítulos. Por fim, apresento algumas considerações finais, apontando estratégias e caminhos através de um ensino que é possível, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar as representações e práticas de seus saberes e fazeres, na construção de uma ação em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.pt_BR
dc.description.abstractThe central theme of this research is teaching and learning nursing care. The aim was to study the representations and practices prevalent in the current process of teaching and learning care, the perception of students and teachers of nursing courses in universities gaúchas. This research was conducted at three universities in different regions of the State of Rio Grande do Sul. Methodology used was oral history and analysis of the narratives used the thematic analysis. To tread the path of construction of this thesis, limits to the organization and presentation of the results have been established, since the possibilities of multiple deployments were thus for the development of the final three chapters were developed. Finally, I present some concluding remarks, pointing strategies and paths through an education that is possible, since the ensinantes beings and learners are willing to merge the representations and practices of their knowledge and practices in the construction of an action where lives committed to caring for other lives.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNursing - Study anen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducationen
dc.titleO cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7089169632328886pt_BR
mtd2-br.author.lattesBARCELLOS, R. A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item