Estratégias de branding em países da América do Sul: uma análise comparativa no segmento de smartphones
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Data
2020-07-15Autor
Giovanella, Júlia
Orientador
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadata
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Hoje, o setor da tecnologia e inovação é um dos que mais cresce mercadológica e economicamente, gerando vasta concorrência para as empresas atuantes no segmento. Desta forma, é pertinente o entendimento de como players líderes do mercado gerenciam seus principais bens intangíveis, uma vez que eles auxiliam a organização a manter seu poder e parcela de mercado. Nesse contexto, e tendo em vista que a presente pesquisa tem como premissa básica que a marca é o principal elemento intangível para geração de valor de uma empresa, este estudo busca identificar quais são as estratégias de branding mais adequadas para alavancar vendas de smartphones em países subdesenvolvidos da América do Sul. A fim de atingir esse objetivo, empregou-se procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos, respectivamente aplicando-se níveis exploratório e descritivo por meio de estratégias de pesquisa documental e Survey. A partir dos dados obtidos e de sua devida análise, os resultados encontrados demonstram que a estratégia de branding que tende a surtir maiores efeitos comerciais nos países analisados é o posicionamento chamado de Mass Brand, cujos apelos racional/funcional e emocional são considerados moderados, bem como o nível de preços praticados. [resumo fornecido pelo autor]