Gestão do diretório acadêmico do curso de comércio internacional: análise das contribuições aos alunos
Visualizar/ Abrir
Data
2020-07-15Autor
Paulino, Luís Renan
Orientador
Klein, Simone Fonseca de Andrade
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias do Sul Campus Sede na vida acadêmica, social e profissional do discente do curso. O estudo apresenta duas fases de pesquisas: uma quantitativa com caráter descritivo e com uma estratégia de pesquisa survey, e outra qualitativa, que segue com caráter exploratório e estratégias de pesquisa bibliográficas, documentais, com estudo de caso e estudo de campo. O resultado dessa pesquisa mostrou que a educação e o movimento estudantil atuam na transformação social, e o DA tem o papel de auxiliar na construção do estudante cidadão, uma vez que contribui para o engajamento acadêmico, desenvolvimento de pensamento crítico, e de habilidades pessoais e profissionais dos alunos. Os alunos reconhecem as contribuições e importância do DA, porém não possuem conhecimento sobre as demais entidades estudantis e institucionais. [resumo fornecido pelo autor]