Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
Fecha
2019-12-22Autor
Sandi, Gionathan
Orientador
Trajano, Júlio Cézar Colbeich
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A vivência do método escoteiro é fundamental para o jovem que está inserido no movimento, é através dele que acontece o autodesenvolvimento e o sistema de patrulhas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem, desenvolvida através do design, que seja atrativa para a faixa etária em questão, propondo o equilíbrio entre a atividade lúdica e o aprendizado. A partir de contribuições essenciais para um entendimento aprofundado como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho abordando o movimento escoteiro e jogos, imersão com o público, design de jogos e uma metodologia moldada para as necessidades do projeto, foi possível diagnosticar soluções possíveis para o cenário em questão. O jogo de tabuleiro foi uma das alternativas que atendia os quesitos, inclusive, de socialização. Como uma ferramenta com potencial de aprendizagem, foi concebido o jogo de tabuleiro cooperativo Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira, seu plano de fundo é um acampamento, principal atividade ao ar livre do movimento. Nele os participantes precisam passar por desafios que instigam a exploração e aprendizagem de materiais do método para atingir a vitória no jogo, limitando-se ao período introdutório do ramo escoteiro. [resumo fornecido pelo autor]
Colecciones
- Design [56]