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Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro
dc.contributor.advisor | Trajano, Júlio Cézar Colbeich | |
dc.contributor.author | Sandi, Gionathan | |
dc.contributor.other | Pastori, Douglas Onzi | |
dc.contributor.other | Silva, Aline Valéria Fagundes da | |
dc.contributor.other | Costa, Rodolfo Rolim Dalla | |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T17:20:29Z | |
dc.date.available | 2021-08-11T17:20:29Z | |
dc.date.issued | 2019-12-22 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8587 | |
dc.description | A vivência do método escoteiro é fundamental para o jovem que está inserido no movimento, é através dele que acontece o autodesenvolvimento e o sistema de patrulhas. Este trabalho tem como objetivo oferecer uma nova ferramenta de aprendizagem, desenvolvida através do design, que seja atrativa para a faixa etária em questão, propondo o equilíbrio entre a atividade lúdica e o aprendizado. A partir de contribuições essenciais para um entendimento aprofundado como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho abordando o movimento escoteiro e jogos, imersão com o público, design de jogos e uma metodologia moldada para as necessidades do projeto, foi possível diagnosticar soluções possíveis para o cenário em questão. O jogo de tabuleiro foi uma das alternativas que atendia os quesitos, inclusive, de socialização. Como uma ferramenta com potencial de aprendizagem, foi concebido o jogo de tabuleiro cooperativo Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira, seu plano de fundo é um acampamento, principal atividade ao ar livre do movimento. Nele os participantes precisam passar por desafios que instigam a exploração e aprendizagem de materiais do método para atingir a vitória no jogo, limitando-se ao período introdutório do ramo escoteiro. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The experience of the scouts method is fundamental to the youth inside it's movement, it?s through it that occurs the self-development and the scout patrols. This work has as objective to offer a new learning tool, developed through design, that is attractive to the age group in question, suggesting balance between the playful activity and the learning. Starting from essential contributions for a deep understanding such as: bibliographic research, rationale of the work approaching the scout movement and games, immersion with the public, game design and a methodology shaped after the project necessities, it was possible to diagnose possible solutions to the setting in question. The board game was one of the alternatives that answered the requirements, including socialization. As a potential learning tool, the cooperative board game Escota - O Jogo da Patrulha Escoteira (Scouting - the Scout Patrol Game) was conceived, it's background is a camp site, main outdoors activity of the movement. The players have to surpass challenges that instigate exploration and learning of materials and methods to achieve victory in the game, limiting themselves to the introductory term of the scout branch. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Escoteiros | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Escota: o design de jogos como ferramenta do método educativo escoteiro | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Design | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-31 00:00:00 |
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Design [56]