dc.contributor.advisor | Barcellos, Paulo Fernando Pinto | |
dc.contributor.author | Coutinho, Carina Vedooto Scheneider | |
dc.contributor.other | Larentis, Fabiano | |
dc.contributor.other | Fachinelli, Ana Cristina | |
dc.contributor.other | Padula, Antonio Domingos | |
dc.date.accessioned | 2014-04-25T19:07:50Z | |
dc.date.available | 2014-04-25T19:07:50Z | |
dc.date.issued | 2014-04-25 | |
dc.date.submitted | 2013-06-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/85 | |
dc.description | A aprendizagem é um processo de compreensão e estruturação da realidade e por meio de experiências anteriores, novas informações são adquiridas e reorganizadas. O conhecimento, resultado da aprendizagem, pode iniciar em um nível individual e expandir-se para o grupo, posteriormente atingindo o nível da aprendizagem organizacional, onde ocorre a mudança cognitiva,de percepção dos indivíduos e da organização. Este estudo tem como objetivo analisar a aprendizagem organizacional em instituições de ensino superior. O estudo será realizado em três instituições de ensino superior de Caxias do Sul, pertencentes a uma rede de ensino privado. Como metodologia de pesquisa, será utilizada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, a partir do desenvolvimento de estudo de caso múltiplo com a aplicação de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são os docentes que participaram das edições dos fóruns institucionais, no período de janeiro de 2010 a julho de 2012, considerando-se, como sustentação teórica, a literatura relacionada ao conhecimentoe a aprendizagem organizacional.Os dados e informações coletadas nesseestudo foram analisados através do método de análise de conteúdo.As principais conclusões foram que os fóruns institucionais são o ponto de partida para a aprendizagem organizacional sob a perspectiva dos docentes, no entanto nas duas instituições menores, em número de docentes, o processo está mais consolidado, inclusive na instituição com menor tempo de mercado. Já na instituição com o maior número de professores, a aprendizagem organizacional de fato não ocorre, apenas observam-se algumas de suas
características. | pt_BR |
dc.description.abstract | Learning is a process of understanding and structuring of reality and through previous experiences, new information is acquired and reorganized. Knowledge, learning outcomes, can start at an individual level and expand the group, later reaching the level of organizational learning where cognitive change occurs, the perception of individuals and the organization. This study aims to examine organizational learning in higher education institutions. The study was conducted in three institutions of higher education in Caxias do Sul, belonging to a network of private education. As a research methodology, have used the exploratory
qualitative research, from the development of multiple case study with the application of indepth interviews with a semi-structured approach. The subjects are the teachers who attended the editions of institutional forums, from January 2010 to July 2012, considering, as theoretical support, the literature related to knowledge and organizational learning. The data and information collected in this study were analyzed using the method of content analysis. The main conclusions ascertain the institutional forums are the starting point for organizational learning from the perspective of teachers, however the two smaller institutions in number of teachers, the process is more consolidated, including the institution with less
time to market. However the institution that has the highest number of professors, the organizational learning does not occur indeed, only some of its characteristics are observed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Fóruns institucionais | pt_BR |
dc.subject | Organizational learning | en |
dc.subject | Management of knowledge | en |
dc.subject | Education, Higher | en |
dc.subject | College teachers | en |
dc.subject | Organizational change | en |
dc.subject | Knowledge | en |
dc.subject | Oorganizational learning | en |
dc.subject | Institutional forums | en |
dc.title | Aprendizagem organizacional em instituições de ensino superior : uma análise dos fóruns institucionais na perspectiva do corpo docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1139148288555756 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | COUTINHO, C. V. S. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |