Processo de desenvolvimento das inovações na cadeia produtiva da maçã brasileira
Visualizar/ Abrir
Data
2014-04-25Autor
Cruz, Marcia Rohr da
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A inovação exerce importância no negócio das empresas, compreende diferentes aspectos e contribui de formas diversas para o seu crescimento e desenvolvimento. Dentre os aspectos que podem ser levados em consideração para as inovações estão os aspectos internos relacionados com o contexto da organização e os aspectos externos que envolvem todo o
ambiente em que a organização está inserida. Acredita-se que estes aspectos exercem influência tanto na decisão para o desenvolvimento das inovações quanto para a aplicação dos produtos ou processos de inovação no mercado. Este estudo teve como objetivo identificar como e porque as inovações emergem na cadeia produtiva da maçã brasileira e quais os resultados obtidos a partir das inovações implementadas nos segmentos produtores e packinghouses. Os procedimentos metodológicos empregados têm como estratégia de pesquisa o estudo de caso, o qual foi efetivado através das abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. Em relação aos objetivos o estudo teve caráter exploratório, descritivo e explicativo. A etapa qualitativa foi executada através da pesquisa exploratória com especialistas da cadeia produtiva da maçã brasileira para identificar as inovações que foram implementadas e
também para classificá-las de acordo com o encadeamento do anel tetralógico. Dentre os principais resultados obtidos ressalta-se a identificação dos aspectos que compuseram o framework e serviram de norteador para a realização da pesquisa qualitativa. Destaca-se também o encadeamento obtido entre os aspectos identificados de forma empírica e a junção com as teorias utilizadas, em especial os pressupostos de Edgar Morin, através da teoria da complexidade. A etapa quantitativa foi efetivada através do método estatístico, por meio da análise fatorial, cuja análise apresentou a identificação dos resultados que as inovações apresentam para os fatores sociais, econômicos, organizacionais, políticos e mercadológicos na amostra de produtores e packing-houses da cadeia produtiva da maçã brasileira definidas para esta investigação. Na análise quantitativa merece destaque a apresentação através de estatística descritiva da caracterização das amostras, bem como os processos de inovação que cada amostra tem implementado. A análise fatorial permitiu a apresentação das variáveis destacadas para cada fator nas quatro amostras (produtores e packing-houses de Santa Catariana e Rio Grande do Sul) individualmente e também para toda a cadeia incluindo as quatro amostras. Através da análise de regressão múltipla identificou-se a percepção sobre o impacto das inovações para toda cadeia produtiva da maçã brasileira, incluindo os produtores e packing-houses dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.