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dc.contributor.advisorKlein, Simone Fonseca de Andrade
dc.contributor.authorBatistello, Henrique Corbellini
dc.contributor.otherMachado, Rosimeri
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.date.accessioned2021-08-24T00:56:56Z
dc.date.available2021-08-24T00:56:56Z
dc.date.issued2021-07-10
dc.date.submitted2021-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8657
dc.descriptionDiante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, diminuir gastos de produção e administrar a carteira de clientes atuais, já não são o suficiente para as empresas que desejam se manter em alta no mercado. Dessa forma, muitas organizações estão se voltando para o comércio internacional, a fim de aumentar o tamanho de sua operação, seus lucros e também seu alcance de marca. Consequentemente, para que isso possa ser alcançado, alguns profissionais têm também a oportunidade de internacionalizar suas carreiras, adentrando num processo que se chama de expatriação. Durante esse processo, os profissionais encaram um processo de adaptação à uma nova cultura. Há profissionais que encaram esse desafio solitariamente, enquanto que outros vão acompanhados de suas famílias. Assim sendo, essa pesquisa tem por objetivo analisar as principais diferenças de adaptação intercultural, vista sob a ótica de expatriados acompanhados de sua família e de solteiros. De natureza qualitativa e caráter exploratório, a pesquisa envolveu entrevistas com 5 expatriados solteiros e 5 casados, totalizando 10 entrevistados, sendo que todos permanecem no exterior. Na sequência, os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo e mapas de associação de ideias. Por fim, concluiu-se que os solteiros enfrentam a dificuldade de viverem sozinhos e criarem uma vida social ativa no destino. Já os que vão em missão internacional com a família, se deparam com a ociosidade do cônjuge como principal dificuldade. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn the face of an increasingly competitive and demanding market, decreasing production costs and manage the existing customers base in the domestic market are not enough for companies that wish to remain on the top in the market. In this way, a lot of companies are turning to international trade, in order to increase the size of their operation, their profits and also their brand reach. Consequently, for reaching the above topics, some professionals have the opportunity to internationalize their careers, this process is called expatriation. During this process, these professionals face a process of adaptation to a new culture. There are professionals who face this challenge alone, while others are accompanied by their family. Therefore, this research aims to analyze the differences in intercultural adaptation, seen from the perspective of expatriates accompanied by their family and single people. Using qualitative methodology and exploratory level, this case study involved interviews with five single and five married expatriates, resulting in ten interviewed people and all of them remain abroad. Later the data were analyzed with the techniques of ideas map association and content analysis. Finally, it was concluded that single people face the difficulty of living alone and creating a lively social life in their destination. On the other hand, those who go on an international mission with their families, face their spouse's idleness as the main difficulty. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectExpatriaçãopt_BR
dc.subjectAjustamento socialpt_BR
dc.titleAdaptação intercultural sob duas perspectivas: expatriados acompanhados da família e expatriados solteirospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2021-07-09


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