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Imagens e representações sociais da Festa Nacional do Champanha/Garibaldi-RS

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Dissertacao Mariana Schwaab Machiavelli.pdf (2.014Mb)
Data
2015-02-11
Autor
Machiavelli, Mariana Schwaab
Orientador
Gastal, Susana de Araújo
Metadata
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Resumo
A presente dissertação organiza-se de forma a apresentar a Festa Nacional do Champanha – FENACHAMP, realizada em Garibaldi/RS, desde 1981, para celebrar o pioneirismo do município na produção de espumante, no Brasil. A investigação em torno da festa teve como questão de pesquisa: a partir do estudo da Teoria das Representações Sociais, tendo como objeto a FENACHAMP de Garibaldi/RS, e da proposta de aplicação da expressão festa temática, é possível considerar: Como se apresenta a festa em questão, em suas diferentes edições? Como ela é representada nos discursos midiáticos e simbólicos ao longo dos anos, em suas diferentes edições? Há discursos comuns à festa, independente de edição? Esse discurso corrobora a construção do conceito festa temática?; e como objetivos, levantar e analisar o conhecimento existente no que tange à temática de festas e eventos; contextualizar a festa no Turismo, através da construção do conceito de festa temática; e identificar as representações sociais emergentes do objeto estudado, partindo da premissa de que ele representa uma festa dentro do proposto pelo conceito, ou seja, assume as características do que se propõe como festa temática. A metodologia organiza-se considerando as técnicas da história oral, em especial a entrevista e a pesquisa documental; e a teoria das representações sociais, para organização e análise dos resultados. A partir do estudo, propõe-se a aplicação da expressão festa temática para designar as festas que se associam ao entretenimento e se colocam como um acontecimento para a comunidade, tendo o seu imaginário organizado a partir de produto de produção local ou de expressão cultural tradicional do local que as realiza. Observam-se na FENACHAMP quatro representações, quais sejam: Festa, Turismo, Tematização e Rainha. A representação festa tem como construção simbólica os itens excesso, resultado e problemas. A representação Turismo constrói-se a partir dos itens projeção, comunidade e italianidade. A tematização tem a marcá-la o champanha e a italianidade. Por último, a representação Rainha é construída simbolicamente a partir dos itens imagem, representação, sonho e experiência. Nestes termos, a FENACHAMP contribui e corrobora a aplicação da expressão festa temática.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/871
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [191]

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