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Modelagem elétrica de um sistema de redutores de velocidade aplicado na geração de energia elétrica pública

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TCC Sergio Lourenco Rossi Junior.pdf (2.109Mb)
Date
2020-12-19
Author
Rossi Júnior, Sergio Lourenço
Orientador
Severo, Tiago Cassol
Metadata
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Abstract
Em razão do uso da energia elétrica como fonte primária nos centros urbanos vem crescendo a necessidade de desenvolvimento de novas fontes de energia e métodos de aperfeiçoamento para o aproveitamento de recursos energéticos. Assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar e propor uma forma de aplicação do sistema RENERGY (Renewable Energy), voltado para a iluminação de uma via pública. Nesse sentido, o sistema opera através da transformação da energia cinética em energia elétrica, decorrente da passagem de automóveis sobre um redutor de velocidade. O presente estudo tem como foco o levantamento das características elétricas do p otótipo RENERGY, gerando um modelo matemático para a visualização do comportamento do sistema sem a necessidade de sua implantação. Para o levantamento das características elétricas foram aferidos dados de funcionamento do protótipo em situações de velocidade e número de veículos na via. O modelo matemático foi implementado a partir dos dados adquiridos nas aferições realizadas com o protótipo em funcionamento. O software, no qual foi desenvolvida a modelagem, opera junto a plataforma MATLAB, sendo levantados quatorze modelos com diferentes combinações de zeros e polos. Destes modelos, os que apresentaram melhores aproximações foram os modelos com até sete polos e seis zeros. O modelo escolhido possui um polo e nenhum zero, o qual possuía características mais próximas das medições realizadas. Uma vez projetado o modelo matemático, foi possível comparar seus resultados com o comportamento do sistema, verificando, assim, a possibilidade de sua utilização para a geração de energia elétrica pública. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8876
Collections
  • Engenharia Elétrica - Bacharelado [78]

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