Escola Waldorf em Caxias do Sul/RS: uma proposta de atendimento à primeira Infância
Visualizar/ Abrir
Data
2021-07-14Autor
Fávero, Bruna Murialdo
Orientador
Souza, José Edimar de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desta monografia é conhecer como foi o processo de institucionalização da primeira escola de educação infantil Waldorf de Caxias do Sul/RS. A temática foi escolhida a partir de um estágio que fiz em uma escola Waldorf em Porto Alegre, assim surgiu minha vontade de compreender como funcionava essa pedagogia e buscar cada vez mais conhecimento. Quando iniciei meus estudos, em 2016, não havia escolas Waldorf em Caxias do Sul e pouco se ouvia falar em Rudolf Steiner, quando se tratava de educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada a partir da análise de livros e artigos nas bases de dados. Esse aspecto também contribuiu para as escolhas teóricas que fundamentam esta investigação, além de ampliar o conhecimento sobre Rudolf Steiner - Pedagogia Waldorf. Nesse sentido, como resultados, o estudo apresenta, mesmo que de forma indiciária, aspectos do modo como esse tipo de escola foi instituído em Caxias do Sul e como a pedagogia Waldorf foi apropriada pelos profissionais e pela comunidade envolvida nesse projeto como uma possibilidade para atendimento à primeira infância. [resumo fornecido pelo autor]