Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, José Edimar de
dc.contributor.authorFávero, Bruna Murialdo
dc.contributor.otherTeixeira, Lezilda Maria
dc.contributor.otherVanz, Samantha
dc.date.accessioned2021-10-15T11:28:38Z
dc.date.available2021-10-15T11:28:38Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.date.submitted2021-07-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8897
dc.descriptionO objetivo desta monografia é conhecer como foi o processo de institucionalização da primeira escola de educação infantil Waldorf de Caxias do Sul/RS. A temática foi escolhida a partir de um estágio que fiz em uma escola Waldorf em Porto Alegre, assim surgiu minha vontade de compreender como funcionava essa pedagogia e buscar cada vez mais conhecimento. Quando iniciei meus estudos, em 2016, não havia escolas Waldorf em Caxias do Sul e pouco se ouvia falar em Rudolf Steiner, quando se tratava de educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada a partir da análise de livros e artigos nas bases de dados. Esse aspecto também contribuiu para as escolhas teóricas que fundamentam esta investigação, além de ampliar o conhecimento sobre Rudolf Steiner - Pedagogia Waldorf. Nesse sentido, como resultados, o estudo apresenta, mesmo que de forma indiciária, aspectos do modo como esse tipo de escola foi instituído em Caxias do Sul e como a pedagogia Waldorf foi apropriada pelos profissionais e pela comunidade envolvida nesse projeto como uma possibilidade para atendimento à primeira infância. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this monograph is to know how the institutionalization process of the first Waldorf childhood education school in Caxias do Sul/RS was. The theme was chosen from an internship I did at a Waldorf school in Porto Alegre, so I wanted to understand how this pedagogy worked and seek more and more knowledge. When I started my studies, in 2016, there were no Waldorf schools in Caxias do Sul and little was heard of Rudolf Steiner when it came to education. The methodology used was the bibliographical research carried out from the analysis of books and articles in the databases. This aspect also contributed to the theoretical choices that underlie this investigation, in addition to expanding knowledge about Rudolf Steiner - Waldorf Pedagogy. In this sense, as results, the study presents, even if in an indicative way, aspects of how this type of school was established in Caxias do Sul and how the Waldorf pedagogy was appropriated by professionals and by the community involved in this project as a possibility for assistance to early childhood. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - História - Caxias do Sulpt_BR
dc.titleEscola Waldorf em Caxias do Sul/RS: uma proposta de atendimento à primeira Infânciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePedagogia - Licenciaturapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorGiacomoni, Cristian
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-07-14


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples