Mostra i principali dati dell'item
Aprendizagem da leitura e da escrita no cenário da pandemia
dc.contributor.advisor | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.author | Carvalho, Tamar Gutterres de | |
dc.contributor.other | Agliardi, Delcio Antônio | |
dc.contributor.other | Vergani, Flavia Melice | |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T11:49:17Z | |
dc.date.available | 2021-10-15T11:49:17Z | |
dc.date.issued | 2021-07-20 | |
dc.date.submitted | 2021-07-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8901 | |
dc.description | O presente trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia tem como tema as aprendizagens da linguagem e da escrita no cenário da pandemia da COVID-19. Seu objetivo principal é analisar quais foram as aprendizagens de leitura e de escrita dos alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental levando em consideração as mudanças que estamos vivendo durante o período de pandemia. A preocupação está em compreender se com a nova realidade da pandêmica e aulas no ensino remoto emergencial, os professores estão conseguindo cumprir seus objetivos em relação à leitura e à escrita de alunos do 1° e do 2°. ano do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa com professores desse nível de ensino, que atuam na alfabetização através de um questionário semiestruturado que foi analisado a partir da metodologia qualitativa, com base no Discurso do Sujeito Coletivo de Lefevre & Lefevre(2003 ). Os principais teóricos que deram suporte para a análise dos dados foram Magda Soares (2007), Paulo Freire (1989), Kleiman (1995). Desde o início do ano letivo de 2020, a educação se tornou um tema muito discutido, principalmente com muitas dúvidas de pais, professores e também dos estudantes, sobre a continuidade dos estudos em tempos de ensino remoto emergencial. A escola precisou se adaptar. Os professores precisaram se reinventar. E as famílias precisaram se reorganizar para dar suporte aos estudantes na continuidade dos estudos remotos para findar o ano letivo de 2020. A sala de aula perdeu lugar para as telas de computadores e celulares. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem da leitura e da escrita no cenário da pandemia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-07-19 |