Aprendizagem da leitura e da escrita no cenário da pandemia
Datum
2021-07-20Autor
Carvalho, Tamar Gutterres de
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O presente trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia tem como tema as aprendizagens da linguagem e da escrita no cenário da pandemia da COVID-19. Seu objetivo principal é analisar quais foram as aprendizagens de leitura e de escrita dos alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental levando em consideração as mudanças que estamos vivendo durante o período de pandemia. A preocupação está em compreender se com a nova realidade da pandêmica e aulas no ensino remoto emergencial, os professores estão conseguindo cumprir seus objetivos em relação à leitura e à escrita de alunos do 1° e do 2°. ano do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa com professores desse nível de ensino, que atuam na alfabetização através de um questionário semiestruturado que foi analisado a partir da metodologia qualitativa, com base no Discurso do Sujeito Coletivo de Lefevre & Lefevre(2003 ). Os principais teóricos que deram suporte para a análise dos dados foram Magda Soares (2007), Paulo Freire (1989), Kleiman (1995). Desde o início do ano letivo de 2020, a educação se tornou um tema muito discutido, principalmente com muitas dúvidas de pais, professores e também dos estudantes, sobre a continuidade dos estudos em tempos de ensino remoto emergencial. A escola precisou se adaptar. Os professores precisaram se reinventar. E as famílias precisaram se reorganizar para dar suporte aos estudantes na continuidade dos estudos remotos para findar o ano letivo de 2020. A sala de aula perdeu lugar para as telas de computadores e celulares. [resumo fornecido pelo autor]