Pedagogia hospitalar: reflexões sobre um novo campo de atuação para o pedagogo
Visualizar/ Abrir
Data
2021-07-21Autor
Carniel, Vanessa Cantoni
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho aborda o tema "Pedagogia Hospitalar: reflexões sobre um novo campo de atuação para o pedagogo", com o objetivo de investigar o papel do pedagogo hospitalar e suas contribuições nesse novo espaço de atuação para a área da Pedagogia. Para tanto, a investigação descrita na presente monografia buscou respostas à seguinte questão de pesquisa "Qual o papel do pedagogo no ambiente hospitalar e quais suas contribuições para minimizar os impactos da internação de crianças e adolescentes que se encontram inseridos nesse espaço?". A referida pesquisa, de natureza aplicada, de cunho qualitativo e de caráter exploratório quanto aos seus objetivos (GIL, 2008), foi desenvolvida através do percurso metodológico de estudo de caso (YIN, 2001), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a profissionais que atuam no campo de investigação em foco. Os dados coletados por meio da entrevista semiestruturada foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003), fundamentada em aportes teóricos, entre os quais destaco Brito e Perinotto (2014), Wellichan e Oliveira (2018), Viegas (2008), Oliveira e Matos (2019) e Pacheco e Bonassi (2010). Ainda, o corpus da investigação contou com a análise documental de documentários e relatos em fontes multimídias que corroboraram com o alcance dos objetivos do estudo. A investigação realizada possibilitou aprimorar os conhecimentos sobre o papel do pedagogo no ambiente hospitalar e dar respostas à questão norteadora da pesquisa. Como resultados é possível afirmar que, embora haja muitas contribuições do profissional da educação no âmbito do hospital, seja atuando nas classes hospitalares, seja na gestão de pessoas, ainda é muito pouco conhecida essa nova área de atuação do pedagogo. Tal constatação permite verificar que, em se tratando do ambiente hospitalar, as crianças e adolescentes ali internados tem o atendimento médico, porém o atendimento pedagógico praticamente não é oferecido, mesmo sendo regularizado por lei. Ainda, embora haja a regularização da atuação do pedagogo no âmbito hospitalar, a sua efetivação só ocorrerá a partir do momento que as pessoas se conscientizarem da importância deste profissional inserido na equipe multidisciplinar das unidades de saúde, compreendendo as suas inúmeras contribuições, como foi argumentado ao longo do estudo. [resumo fornecido pelo autor]