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dc.contributor.advisorAgliardi, Delcio Antônio
dc.contributor.authorAzevedo, Júlia Soso de
dc.contributor.otherNeves, Mara dos Santos
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.date.accessioned2021-10-15T19:31:35Z
dc.date.available2021-10-15T19:31:35Z
dc.date.issued2021-07-21
dc.date.submitted2021-07-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8920
dc.descriptionO presente texto resulta de um projeto de pesquisa, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso, que investigou os processos educativos intergeracionais entre avós e netos, a partir da dimensão da convivência no período da pandemia da Covid-19. A metodologia de natureza qualitativa e o método exploratório serviram de inspiração para a construção dos dados empíricos, por meio de entrevistas on-line semiestruturadas. Estas foram realizadas por intermédio de aplicativo de conversa com oito perguntas abertas, as quais serviram de fonte para embasar o diálogo. A amostra é constituída por sete avós idosas. O tempo de convivência que as avós estão tendo com os netos no período da pandemia tornou-se um elemento qualificador de aprendizagens, considerando que a presença é de maior tempo. Nas entrevistas, surgiram vozes afirmando que o cuidado das crianças fica sob responsabilidade, principalmente, das avós, pois, mesmo sendo casadas ou morando sozinhas, são elas que oferecem cuidado às crianças pequenas. As avós desta pesquisa ao serem perguntadas sobre o que aprenderam com seus netos na convivência em época de pandemia, em sua maioria, responderam: ter paciência e se reinventar. A saudade e o vazio são os sentimentos que predominam entre elas, quando ficam longe das crianças. Se constata a aprendizagem por interação, como, por exemplo, os simples momentos em que acontece a transmissão de saberes e fazeres, como uma herança da cultura familiar e comunitária de geração para geração. Assim, há a motivação diária para o dia seguinte, a busca por brincadeiras e atividades novas, mas, acima de tudo, o pensamento e a empatia com o outro. A significação de relação para além de parentesco, mas de amizade, companhia e diversão. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConvivênciapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleProcessos educativos intergeracionais entre avós e netos no período da pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePedagogia - Licenciaturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-07-20


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