Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
Date
2021-07-22Author
Rodrigues, Roberta Fensterseifer
Orientador
Jaeger, Silvio Aurélio
Metadata
Show full item recordAbstract
Hoje, em meio ao expressivo crescimento da população e das suas necessidades de consumo, houve um agravamento da problemática ambiental. As questões ambientais começaram a ser alvo de preocupação de todos e com esta "onda verde" surgiram produtos ecologicamente corretos também chamados de produtos sustentáveis. O presente trabalho busca analisar o comportamento do consumidor em relação a estes produtos. Os principais conceitos centrais discutidos nesta pesquisa são o comportamento do consumidor e a sustentabilidade. Com intuito de alcançar o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e quantitativo, na qual se coletaram dados por meio de questionários com questões estruturadas, aplicadas em uma amostra populacional de Caxias do Sul - RS. Mais da metade dos respondentes da pesquisa são jovens, predominantemente das Gerações Y e Z, os quais já nasceram em meio a discussões sobre ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Assim possuem uma preocupação em relação à problemática ambiental e social, mas esta pouco se reflete em seus hábitos de consumo de produtos sustentáveis. Desta forma suas preocupações não geram ações cotidianas, já que não interferem nas suas compras, pois não optam por marcas que tenham responsabilidade socioambiental ou param de consumir de empresas que demonstrem descaso com o meio ambiente e sociedade. Apesar de demonstrar certo cuidado em relação às questões ambientais, o público alvo, em sua maioria, também não pagaria mais caro por um produto que preza pela sustentabilidade. O que demostra uma preocupação rasa, pontual e superficial, não refletindo de fato em uma consciência ambiental e social. [resumo fornecido pelo autor]