Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.authorKerni, Luan
dc.contributor.otherMatter, Suelen Scholl
dc.contributor.otherRodrigues, Mauren Liebich Frey
dc.date.accessioned2021-11-05T14:14:08Z
dc.date.available2021-11-05T14:14:08Z
dc.date.issued2020-10-12
dc.date.submitted2020-07-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8995
dc.descriptionEste trabalho trata sobre os processos metodológicos no ensino do estudo de partitura no piano e no teclado eletrônico. O objetivo desta pesquisa é investigar os processos metodológicos utilizados por professores de piano e teclado da cidade gaúcha de Carlos Barbosa ao introduzirem o estudo de leitura de partitura ao instrumento com alunos iniciantes. Os objetivos específicos incluem investigar diversas ferramentas de ensino para o aprendizado da leitura de partitura para instrumentos de teclado, explorar métodos e metodologias de ensino de leitura de partitura em níveis de aprendizagem distintos e analisar estudos referentes à metodologia do ensino do piano e do teclado voltados à leitura de partitura. Sendo uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos metodológicos questionários e pesquisa bibliográfica. O questionário foi realizado com seis professores de piano e teclado de Carlos Barbosa, verificando suas experiências, suas metodologias de ensino no que se refere ao ensino de leitura de partitura e os seus conceitos a respeito dos processos metodológicos no estudo do instrumento. Com a pesquisa, percebeu-se que a grande parte dos professores de piano de Carlos Barbosa utilizam métodos de piano em suas aulas, e costumam refletir sobre as suas escolhas de livros. Também se constatou que a maioria dos professores modificou de alguma forma suas metodologias no decorrer do tempo em que lecionam, e também ensinam a leitura de partitura desde os primeiros encontros com o aluno iniciante. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe musical education is very antique and important for the formation, not only for musicians, but also as citizens. This paper talks about the methodological process in teaching the study of musical score on the piano and on the electronic keyboard. The aim of this research is to investigate the methodological process used by piano and eletronic keyboard teachers from Carlos Barbosa, when they introduce the study of reading the musical score to the instrument with the students that are beginning. The specific objectives include to investigate some teaching tools for learning the musical score reading for keyboards instruments, to explore methods and methodologies for teaching musical score reading at different learning levels, and to analyze studies related to piano and electronic keyboard teaching methodology to musical score reading. This is an exploratory research, with qualitative approach, using as methodological tools questionnaires and bibliographic research. The questionnaries were applied to the six piano and electronic keyboard teachers from Carlos Barbosa, verifying their experiences, their teaching methodologies regarding the process of teaching musical score reading and their concepts regarding the methodological process in the study of the instrument. With this research, it was noticed that all the piano teachers from Carlos Barbosa use piano methods in their classes, and usually reflect on their books choices. It was also found that the majority of the teachers modified their methodologies in some way during the time that they teach, and they also teach the reading musical score since the first classes with the beginners students. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectPartituras - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInstrumentos de tecladopt_BR
dc.subjectPartituras - Leitura e execuçãopt_BR
dc.titleProcessos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Músicapt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2020-10-12 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples