dc.contributor.advisor | Almeida, Claudia Zamboni de | |
dc.contributor.author | Cagliari, Evelyn Teixeira | |
dc.contributor.other | Boone, Sinara Maria | |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T11:39:06Z | |
dc.date.available | 2021-12-07T11:39:06Z | |
dc.date.issued | 2021-12-07 | |
dc.date.submitted | 2021-07-06 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9210 | |
dc.description | Este estudo apresenta algumas alternativas aos questionamentos sobre o uso de recursos e ferramentas digitais que podem auxiliar nas aulas e projetos de Artes Visuais, especialmente no ensino híbrido. O trabalho tem como motivação a necessidade da utilização de recursos digitais e sua inserção no ensino devido à pandemia iniciada em 2019. Para tanto, investigou-se recursos digitais que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem de Artes Visuais, relacionando-os à cultura visual e classificando-os conforme sua funcionalidade. Como metodologia, utilizou-se pesquisa bibliográfica sobre o ensino híbrido e maneiras de contemplá-lo em planejamentos de aula, bem como a proposição de alguns recursos digitais para o uso em aulas de Artes Visuais. Os resultados mostram algumas possibilidades de uso dos recursos digitais em aula, como alternativa para o planejamento de atividades mais condizentes com o contexto que envolve a cultura visual e digital. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents the answer to some questions about resources and digital tools that can help in the production of classes and projects, especially in Visual Arts, in a hybrid teaching perspective. The work is justified by the need for the use of digital resources and their insertion in teaching due to the pandemic, which began in 2019. In order to answer several proposed questions, we investigated digital resources that can be used in teaching and learning Visual Arts, relating digital resources with visual culture and classifying them according to their functionality. As methodology, we used theoretical research on hybrid teaching and ways to contemplate it in class planning, as well as the proposition of some digital resources to be used in Visual Arts classes. The results show some possibilities of using digital resources in class, being a good alternative for planning activities more consistent with the students' needs and with the visual and digital culture. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o legado da pandemia para o ensino de artes visuais: recursos digitais | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Artes Visuais | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-12-06 | |