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dc.contributor.advisorNess, Mosar Leandro
dc.contributor.authorMello, Felipe Rafael
dc.contributor.otherSilocchi, Adriane Maria
dc.contributor.otherGollo, Romário de Souza
dc.date.accessioned2021-12-08T16:32:37Z
dc.date.available2021-12-08T16:32:37Z
dc.date.issued2020-07-24
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9223
dc.descriptionEste estudo visa demonstrar, através de fórmulas econômicas, a importância de o Brasil intensificar as relações comerciais com a China. Evidenciou-se, ao longo dos últimos anos, um forte crescimento econômico do país asiático, com altos percentuais do PIB. Em pouco tempo, a China tornou-se o principal parceiro comercial do Brasil, suplantando uma longa hegemonia dos Estados Unidos em nosso comércio internacional. A pesquisa também abordará uma revisão da bibliografia, modelos e as políticas gerais referentes ao comércio internacional. Como método de pesquisa, foi utilizada uma análise quantitativa considerando séries históricas no período de estudo e utilização de dados numéricos das relações comerciais entre Brasil e China, para desenvolver os índices de vantagem comparativa revelada e os índices de especialização e exportação. Os resultados das séries históricas foram favoráveis, principalmente para o Brasil, pois no intervalo de tempo analisado, percebeu-se que a nação brasileira obteve saldo comercial favorável. Nos índices de vantagem comparativa revelada, foram coletados dados de três mercadorias diferentes para demonstrar a eficiência dos produtos brasileiros exportados. Em relação aos índices de especialização e exportação, verificou-se que o Brasil possui maior índices de especialização de exportação nos setores que foram alisados. Em suma, concluiu-se que o Brasil mostrou índices crescentes, principalmente nos produtos que envolveram grãos. Contudo, a China é um mercado consumidor de potencial ímpar, isso faz com que o Brasil deva se aproximar ainda mais deste país para que os chineses adquiram as mercadorias que a nação brasileira produz. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to demonstrate, through economic formulas, the importance of Brazil to intensify trade relations with China. Over the past few years, there has been strong economic growth in the Asian country, with high percentages of GDP. In a short time, China became Brazil's main trading partner, supplanting a long-standing US hegemony in our international trade. The research will also address a review of the bibliography, models and general policies regarding international trade. As a research method, a quantitative analysis was used considering historical series in the period of study and use of numerical data on trade relations between Brazil and China, to develop the indexes of comparative advantage revealed and the indexes of specialization and exports. The results of the historical series were favorable, mainly for Brazil, because in the analyzed period of time, it was noticed that the Brazilian nation obtained a favorable trade balance. In the indexes of comparative advantage revealed, data were collected from three different goods to demonstrate the efficiency of Brazilian products exported. Regarding the indexes of specialization and exports, it was found that Brazil has higher indexes of export specialization in the sectors that were smoothed. In short, it was concluded that Brazil showed increasing rates, mainly in products that involved grains. However, China is a consumer market with unparalleled potential, which means that Brazil should get even closer to this country so that the Chinese acquire the goods that the Brazilian nation produces. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectImportaçãopt_BR
dc.subjectBrasil - Relações econômicas exteriorespt_BR
dc.subjectChina - Relações econômicas exteriorespt_BR
dc.subjectRelações econômicas internacionaispt_BR
dc.titleAnálise das relações bilaterais entre Brasil e China: um estudo do por que o Brasil deve intensificar o comércio com a Chinapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-07-24 00:00:00


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