Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaviani, Neires Maria Soldatelli
dc.contributor.authorBulla, Ana Paula Carissimi
dc.contributor.otherBombassaro, Luiz Carlos
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.date.accessioned2015-04-13T18:45:25Z
dc.date.available2015-04-13T18:45:25Z
dc.date.issued2015-04-13
dc.date.submitted2014-12-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/927
dc.descriptionDuas situações convidam o professor a inovar suas aulas com o uso de tecnologias digitais: por Aluno (PROUCA) do Governo Federal –, em outras escolas, há a presença de laboratórios de informática – incentivo dos Governos Estaduais e/ou Municipais. Ao mesmo tempo, temos um professor que não foi preparado para esse novo cenário escolar e que precisa de ferramentas – disponibilizadas nas tecnologias digitais para ajudá-lo a interagir com elas. O sistema de ajuda de um software é uma ferramenta presente em toda e qualquer tecnologia oferecida no mercado que, segundo seu propósito enunciativo, é disponibilizada para ajudar o usuário, contudo o texto presente no sistema demonstra ineficiência, conforme dados apresentados nesta pesquisa. É nesse sentido que o presente trabalho busca qualificar a configuração linguístico-discursiva do texto presente no sistema de ajuda, visando a promover a interação usuário/software e a potencializar o processo de aprendizagem de uso das tecnologias digitais, para que o sistema de ajuda cumpra com seu propósito enunciativo. A análise descritiva dos dados levantados pela pesquisa bibliográfica e dos resultados obtidos pela pesquisa de campo, na busca de informações sobre a eficiência do sistema de ajuda, permitiu que se visualizasse uma proposta de estruturar o texto presente no sistema de ajuda com o foco voltado aos fatores enunciativos e às formas linguísticas de apresentar as informações.pt_BR
dc.description.abstractTwo situations invite the teacher to innovate their lessons with the use of the digital technologies: in some schools is distributed a laptop for each student – by the One Computer per Student Program (PROUCA) of the federal government - in other schools, there are Computer labs – it is an encouragement of state and /or municipal governments. At the same time, we have a teacher who was not prepared for this new school invironment and needs tools, available in the digital technologies, that can help a teacher to interact with them. The help system of a software is a present tool in any technology offered in the market which, according to its declarative way, is available to help the user, but the text, present in the system, demonstrates inefficiency, according to data presented in our research. In this sense, this work seeks to qualify the linguistic-discursive configuration of the present text in the help system, in order to promote the user interaction/ software and enhance the learning process of the digital technologies to the help system fulfill with its enunciative purpose. The descriptive analysis of the data colected by the bibliographic research and the results obtained by the field research in seeking information about the efficiency of the help system, allowed to visualize a proposal for structuring the text in the help system with the focus on enunciative factors and linguistic ways of presenting the information.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectComputer-assisted instructionen
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectEducational innovationsen
dc.titleLinguagem e educação nos processos interativos de ensino e de aprendizagem no uso de tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2842777221742621pt_BR
mtd2-br.author.lattesCARISSIMI, Ana Paulapt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples