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dc.contributor.advisorPitano, Sandro de Castro
dc.contributor.authorPolesello, Julsemina Zilli
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.contributor.otherSaul, Alexandre
dc.contributor.otherSilva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.date.accessioned2021-12-15T11:35:23Z
dc.date.available2021-12-15T11:35:23Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.date.submitted2021-11-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9286
dc.descriptionA presente dissertação investigou as repercussões da Pedagogia de Projetos, implementada a partir de 2019 na Rede Municipal de Ensino de Nova Prata-RS, na prática pedagógica dos Professores do Ensino Fundamental, anos finais.O aporte teórico está fundamentado em Dewey (1971), protagonista das ideias da Escola Nova; Kilpatrick (1970),primeiro a defender o trabalho de projeto como um método pedagógico;Freire (1987,1999, 2000, 2006),que introduziu, na escola, o trabalho a partir de temas geradores;e em Hernández (1998), proponente da reorganização do currículo por Projetos de Trabalho.Em relação à metodologia, a pesquisa teve como inspiração o estudo de caso de natureza qualitativa, pois é relativa à investigação de parte de um fenômeno com peculiaridades específicas, referentes a uma rede de ensino e às concepções de parte dos envolvidos no processo. Para a construção dos dados empíricos, foram utilizados como procedimentos metodológicos:análise documental, entrevistas e questionário. Participaram das entrevistas a Secretária Municipal de Educação de Nova Prata em exercício no ano de 2019 e cinco professores de anos finais, de diferentes disciplinas, um de cada escola de Ensino Fundamental da rede. O questionário, elaborado no Google Formulários® foi enviado a todos os professores do Ensino Fundamental-anos finais que atuavam em 2019, tendo um retorno de 21 respondentes. Os dados foram agrupados nas categorias prévias: necessidade de enfrentar desafios, sustentação para a implementação da proposta, mudança, dificuldade de trabalhar o conteúdo da disciplina por meio de projetos e formação continuada, além da categoria emergente tempo. A pesquisa aponta a relevância dos espaços de formação continuada para as reflexões sobre as práticas e para subsidiar os professores no processo de implementação proposta. Demonstrou que a Pedagogia de Projetos impactou de forma positiva na prática pedagógica dos professores, principalmente no ano de 2019. Mas também demonstrou a fragilidade do processo, quando os envolvidos privilegiam os conteúdos em detrimento dos projetos, suscitando reflexões sobre a necessidade de fortalecer a formação continuada, além de criar instrumentos para a efetiva participação dos professores, protagonistas do processo educativo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis explored the repercussions of Project-Based Pedagogy implemented since 2019 at Nova Prata's Municipal Educational System, in the pedagogical practices of final years Elementary School Teachers. The theoretical background is reasoned in Dewey (1971), the key researcher of the New School ideas; Kilpatrick (1970), the first one to defend the project-based learning as a pedagogical method; Freire (1987, 1999, 2000, 2006), who introduced a work based on generating themes in schools; and in Hernández (1998), the one who proposed the reorganization of the curriculum with Project Methods. In what it refers to methodology, the research was based on a case study of qualitative nature, because it is related to the investigation of a part of a phenomenon with its specific peculiarities, which refers to an educational system and to the conceptions of part of the ones involved in the process. For the development of the empirical data, it was applied as methodological procedure: documental analysis, interviews, and questionnaires. The interviewees were: the Municipal Secretary of Education of Nova Prata, in office in 2019, and five teachers of different subjects, one from each elementary school of the city.The questionnaire, developed on Google Forms®, was sent to all the final years' elementary school teachers that were in office in 2019, which was answered by 21 teachers. The data was gathered in the previously established categories: need to face challenges, support to the implementation of the proposal, changeover, difficulty to work on the subject content with projects and continuous training, along with the emergent category time. The research points out the relevance of continuous training spaces for the reflection about the practices and to contribute to the teachers during the process of the proposed implementation. It demonstrated that Project-Based Pedagogy had a positive impact on teachers' pedagogy practices, especially in the year of 2019. But it also proved the fragility of the process, when the involved ones focus on the content over the projects, raising reflections about the need to reinforce the continuous training, in addition to creating instruments for an effective teachers? participation, the key players of the educational process. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação - Nova Prata (RS)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducation - Nova Prata (Brazil)en
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titleAs repercussões da implementação da pedagogia de projetos na Rede Municipal de Educação de Nova Prata - RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7230603405618788pt_BR
mtd2-br.author.lattesPolesello, Julsemina Zillipt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Nova Pratapt_BR
local.data.embargo2021-12-17


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