Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorés, Andréia
dc.contributor.authorFrancio, Alana
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherFabris, Elí Terezinha Henn
dc.date.accessioned2021-12-17T15:13:13Z
dc.date.available2021-12-17T15:13:13Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.date.submitted2021-09-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9325
dc.descriptionEsta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, à linha de pesquisa Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão, e objetiva investigar a Formação Continuada dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Veranópolis/RS, analisando a mobilização dos saberes docentes. O aporte teórico deste estudo fundamenta-se em Freire (1987, 1996, 2011), Gatti e Barreto (2009), Imbérnon (2011), Nóvoa (1991, 1995, 2011, 2013), Pimenta (1999, 2002, 2011, 2012) e Santos (2007, 2010) que defendem a Formação Continuada como indissociável da docência. Além disso, o trabalho baseia-se em Charlot (2013), Nunes (2001), Tardif (2014) e Therrien e Damasceno (2000) que contextualizam os saberes docentes. A respeito dos aspectos culturais e da relação dos mesmos com a Formação Continuada, destacam-se Arroyo (2013, 2014, 2019), Costa (2010), Kramer e Leite (1998) e Nogueira (2008). Foram selecionadas publicações referentes às bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES/MEC e na BDTD, no período de 2009 a 2019. Esta pesquisa apresenta enfoque qualitativo que envolve a obtenção de dados descritos através da interpretação dos dizeres de cada participante da pesquisa. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, pois compreendo que a mesma auxilia na investigação da Formação Continuada dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Veranópolis/RS e sua relação com a mobilização dos saberes docentes. Analisei documentos institucionais da escola, como o Plano de Carreira Municipal do Magistério, o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Documento Curricular Veranense e o Regimento Escolar do Ensino Fundamental. Durante o processo de investigação, apliquei um questionário e após os professores foram convidados a participar de um grupo focal. Ambos os instrumentos tinham por objetivo buscar informações sobre a Formação Continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, investigando de que maneira os saberes docentes são mobilizados. Assim, a narrativa emergiu da triangulação e do movimento entre: os documentos institucionais, os questionários e o grupo focal. No que diz respeito à análise dos dados construídos na investigação, utilizei a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2016). Por meio da ATD foi possível a instituição de três construtores: a) a importância da Formação Continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a busca por uma prática docente de qualidade; b) concepções acerca dos saberes docentes que permeiam os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e c) a Formação Continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com a cultura docente. A pesquisa indicou a importância da valorização das necessidades, do conhecimento e dos saberes dos professores da rede municipal de Veranópolis/RS e ainda anunciou como fundamental os professores refletirem sobre as suas práticas docentes, para que, assim, possam ser protagonistas do seu processo de Formação Continuada. Em destaque também a necessidade de valorizar a cultura docente, levando em consideração os aspectos culturais que permeiam a vida de cada professor para que se possa pensar em Formações Continuadas que oportunizem a reflexão a respeito da docência. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the Postgraduate Program in Education, to the research line Educational Processes, Language, Technology and Inclusion, and aims to investigate the Continuing Education offered to teachers of the Early Years of Elementary Education in a school of the municipal network of Veranópolis/RS, as well as the mobilization of teachers' knowledge. The theoretical framework of this study is based on Freire (1987, 1996, 2011), Gatti and Barreto (2009), Imbérnon (2011), Nóvoa (1991, 1995, 2011, 2013), Pimenta (1999, 2002, 2011, 2012) and Santos (2007, 2010), who defend Continuing Education as inseparable from teaching. In addition, the work is based on Charlot (2013), Nunes (2001), Tardif (2014), and Therrien and Damasceno (2000) who contextualize teaching knowledge. Regarding cultural aspects and their relationship with Continuing Education, Arroyo (2013, 2014, 2019), Costa (2010), Kramer and Lei (1998), and Nogueira (2008) stand out. Publications were selected referring to the databases of the Portal de Periódicos da CAPES/MEC and in the BDTD, in the period from 2009 to 2019. This research presents a qualitative approach that involves obtaining data described through the interpretation of the sayings of each research participant. The case study methodology was used because I understand that it will help investigate the Continuing Education of teachers who work in the Early Years of Primary Education in a municipal school of Veranópolis/RS and its relationship with the mobilization of teaching knowledge. I carried out the research in a municipal school in Veranópolis/RS. I analyzed the school's institutional documents, such as the Municipal Teaching Career Plan, the Political Pedagogical Project (PPP), the Veranópolis Curriculum Document, and the Elementary School Rules. During the research process, I carried out a questionnaire and afterwards the teachers were invited to participate in a focus group. Both instruments had the purpose of seeking information about the Continued Education of teachers of the Elementary School Beginning Years, investigating how the teachers' knowledge is mobilized. Thus, the narrative emerged from the triangulation and the movement between: the institutional documents, the questionnaires and the focus group. With regard to the analysis of the data constructed in the research, I used the Textual Discourse Analysis (TDA), developed by Moraes and Galiazzi (2016). Through the DTA, it was possible to establish three constructs: a) the importance of Continuing Education of teachers of the Early Years of Primary Education and the search for a quality teaching practice; b) conceptions about the teaching knowledge that permeates the teachers of the Early Years of Primary Education and c) the Continuing Education of teachers of the Early Years of Primary Education and its relation with the teaching culture. The research indicated the importance of valuing the needs, the knowledge and the know-how of the teachers of the municipal network of Veranópolis/RS and also announced that it is essential for teachers to reflect on their teaching practices, so that they can be the protagonists of their own Continuing Education process. It also highlighted the need to value the teaching culture, taking into account the cultural aspects that permeate the life of each teacher so that one can think of Continuing Education that provides the opportunity to reflect on teaching. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titleA formação continuada e a mobilização dos saberes dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Veranopólis/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5839222452973971pt_BR
mtd2-br.author.lattesFrancio, Alanapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples