Análise dos fatores de decisão de compra de produtos e serviços bancários de consumidores na região da serra gaúcha
Datum
2021-07-08Autor
Dal Ponte, Letícia Rech
Orientador
Reis, Zaida Cristiane dos
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Ao longo do tempo, as instituições financeiras tornam-se cada vez mais semelhantes em relação aos produtos e serviços oferecidos. Com isso, tais organizações focam na entrega da melhor experiência ao cliente e buscam entender o que os torna diferenciados diante dos concorrentes, a fim de manter a satisfação e fidelidade do consumidor. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma análise sobre os fatores de decisão de compra de produtos e serviços bancários de consumidores na região da Serra Gaúcha. A primeira parte do estudo apresenta o embasamento teórico com enfoque no marketing, comportamento do consumidor, setor bancário brasileiro e produtos bancários destinados à pessoa física. Ainda na sequência, é apresentada a metodologia utilizada para a continuidade do estudo, uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, com a utilização de questionário como método de coleta de dados e foco em clientes pessoa física de instituições bancárias da Serra Gaúcha. Na segunda parte do estudo, é feita a aplicação do questionário com um total de 151 clientes bancários. Após, análise dos resultados, considerações da autora, limitações do estudo e considerações finais. A pesquisa identificou os fatores de influência levando em consideração atendimento, horários, rendimentos, taxas, benefícios, localização e produtos, alinhando tais itens com estudos abordados no referencial teórico do estudo. [resumo fornecido pelo autor]