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A linguagem na definição : transposição didática de conceitos para a formação de auditores internos de gestão da qualidade
dc.contributor.advisor | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.author | Nieto, Florencia del Carmen | |
dc.contributor.other | Bombassaro, Luiz Carlos | |
dc.contributor.other | Paviani, Neires Maria Soldatelli | |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T17:49:17Z | |
dc.date.available | 2015-06-11T17:49:17Z | |
dc.date.issued | 2015-06-11 | |
dc.date.submitted | 2014-10-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/948 | |
dc.description | Esta pesquisa propõe-se a investigar como a linguagem pode ser usada na transposição didática dos conceitos de sistema de gestão, auditoria, evidência, requisito, conformidade, não conformidade, ação corretiva/preventiva e eficácia, integrantes da norma NBR ISO 19011:2012 – Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, para o material a ser utilizado no curso de formação de auditores de sistema de gestão (SG). Para atingir o objetivo proposto, apresentam-se: as concepções de conhecimento, educação, aprendizagem e linguagem, com base em Morin, Vygotsky, Pozo, Ausubel, Abbagnano e Saussure; o processo de formação de conceitos científicos, fundamentado em Vygotsky e Ausubel; a estrutura linguísticodiscursiva de uma definição, segundo Garcia, Azevedo e Rowell; e as etapas de um processo de transposição didática, com base em Chevallard e Alvarez. O resultado da pesquisa é a formulação de propostas de definição dos conceitos de auditoria de SG. Nesse sentido, para cada conceito, foram realizadas: (a) uma análise da estrutura linguísitico-discursiva de sua definição na referida norma; e (b) uma proposta de definição que possa constituir-se em material a ser utilizado no curso de formação de auditores internos de sistema de gestão, a fim de contribuir para uma transposição didática mais adequada e eficaz a esse processo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to investigate how language can be used in the didactic transposition of the concepts of management system, audit, evidence, requirement, conformity, non-conformity, corrective/preventive action and effectiveness, which are part of the ISO 19011: 2012 standard – Guidelines for auditing management systems, material to be used in the course for auditors of management system. To achieve this objective, we present: the conceptions of knowledge, education, learning and language , based on Morin, Vygotsky, Pozo, Ausubel, Abbagnano and Saussure; the process of the formation of scientific concepts, grounded in Ausubel and Vygotsky; the linguistic/discursive structure of a definition, according to Garcia, Azevedo and Rowell; and the stages of a process of didactic transposition , based on Chevallard and Alvarez. The result is the creation of proposals to define the concepts of auditing in management system. In this regard, for each concept, we executed: (a) an analysis of the linguistic- discursive structure, based on the referred standards; and (b) a proposal for a definition yet to become material to be used in the course for internal auditors of management system, in order to contribute to a more appropriate and effective didactic transposition in this process. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Auditores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Auditors - Training of | en |
dc.subject | Education - Language | en |
dc.title | A linguagem na definição : transposição didática de conceitos para a formação de auditores internos de gestão da qualidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3705845937867772 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | NIETO, F. C. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |