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Práticas e ambiências de leitura : reflexões a partir de escola de educação infantil em Nova Prata

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Dissertação Patricia Marchesini.pdf (1.206Mb)
Data
2022-02-11
Autor
Marchesini, Patricia
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Para as crianças experienciarem a leitura ainda bem pequenininhas, os responsáveis pela educação escolar precisam estar cientes de que a leitura é de suma importância para o indivíduo, tanto no âmbito social quanto individual. Apesar de uma criança pequena ainda não estar inserida no mundo letrado, as intervenções que ela tem mediante à leitura são um direito de acesso ao mundo simbólico. Além disso, é uma forma de compreensão de mundo, incluindo a si mesmo e ao outro. Entende-se que a leitura literária contribui para a formação do sujeito desde a mais tenra infância e tal princípio sustenta esta investigação, afiliada à linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Sob essa concepção, esta pesquisa tem como objetivo investigar processos educativos associados à leitura, tendo como cenário a Educação Infantil "etapa creche" no município de Nova Prata/RS. Os objetivos específicos são: a) identificar orientações acerca de leitura para bebês e crianças bem pequenas, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o PPP da escola tomada como estudo; b) analisar, a partir da interação com profissionais que atuam neste nível de ensino, as práticas de leitura desenvolvidas numa escola de Educação Infantil no município de Nova Prata, e c) propor indicadores para a construção de bebeteca para a instituição investigada. A investigação pretende responder à questão problema: com base na documentação legal da Educação Infantil e na voz de professoras do município de Nova Prata, como se organizam os ambientes/ações de leitura para crianças pequenas? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo de caso. A construção da empiria ocorreu em uma escola de Educação Infantil por meio de grupo focal e de entrevistas individuais com professores e atendentes de creche que atuam com crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade. Como resultado da investigação, constatou-se a falta de reconhecimento da leitura literária nos documentos consultados. Também, que, as profissionais da instituição em tela, fazem uso de diferentes recursos para as sessões de leitura, além do livro físico. Relatam que as sessões para os pequenos da creche acontecem na sala de atividades e ressaltam ser desafiador a inserção da leitura com bebês. Simultaneamente, mesmo sem um local apropriado para leitura, foi possível propor indicadores para criação de uma bebeteca, configurada de acordo com as necessidades das crianças da creche e dos anseios das professoras e atendentes. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9505
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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