Mostrar el registro sencillo del ítem
11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
dc.contributor.advisor | Matos, Sônia Regina da Luz | |
dc.contributor.author | Marinello, Cátia | |
dc.contributor.other | Ramos, Flávia Brocchetto | |
dc.contributor.other | Dalarosa, Patrícia Cardinale | |
dc.contributor.other | Schuler, Betina | |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T19:29:26Z | |
dc.date.available | 2022-03-16T19:29:26Z | |
dc.date.issued | 2022-03-15 | |
dc.date.submitted | 2021-12-21 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9682 | |
dc.description | A presente dissertação é inspirada nos diários da jovem escritora Anne Frank (2018) e na artista plástica Frida Kahlo (2017), procura mostrar ao modo de diário uma professora vagabunda alfabetizadora que retalha atividades de alfabetização do ensino remoto em meio à pandemia da Covid-19. Na escrita do texto as fotos criadas retalham dez atividades de alfabetização, de dez professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede Municipal da cidade de Veranópolis/RS, em meio a pandemia e ao ensino remoto, anos 2020 e 2021. A retalhação é o próprio método da pesquisa pela qual a escritura acontece. Assim, a escrita do diário-pesquisa movimenta-se por quatro luas. Lua nova, trata de como a investigação e o método ganham espaço na pesquisa, a vagabunda surge na cena. Lua crescente, mostra alguns dos retalhos políticos e educacionais da Covid-19. Lua cheia, aponta alguns movimentos das pedagogias de alfabetização e seus retalhos maiúsculos e minúsculos. Lua minguante, na qual estão as dez atividades de alfabetização durante o ensino remoto tensionadas pela própria atividade de retalhação, sendo transformadas por meio de algumas foto-colagens, possibilitando por meio da pesquisa de Borges (2018) mostrar a relevância do investimento da atividade em sala de aula como constituidora de um ato singular de planejamento que problematiza, investiga e questiona as práticas dos métodos e dos livros didáticos de alfabetização. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The present dissertation is inspired by the diaries of the young writer Anne Frank (2018) and the plastic artist Frida Kahlo (2017), it seeks to show, in the way of a diary, a vagabond literacy teacher who shreds remote teaching literacy activities in the midst of the Covid-19 pandemic. 19. In the writing of the text, the photos created shred ten literacy activities, from ten teachers of the 1st year of Elementary School of the Municipal Network of the city of Veranópolis/RS, in the midst of the pandemic and remote teaching, between 2020 and 2021. The shredding is the research method by which writing takes place. The writing of the research diary moves through four moons. The New Moon deals with how investigation and the method gained space in research, the slut appears on the scene. The Waxing moon shows some of the political and educational scenario of Covid-19. The Full Moon points out some movements of literacy pedagogies and their uppercase and lowercase pieces. The Waning moon is where the ten literacy activities during remote teaching are tensioned by the shredding, being transformed through some photo-collages, what was possible through Borges' research (2018) that shows the relevance of the activity's investment in classroom as making a singular act of planning that problematizes, investigates and questions the practices of literacy methods and textbooks. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Pandemics | en |
dc.subject | Computer-assisted instruction | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora | pt_BR |
dc.title.alternative | Onze de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul (UCS) | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5842886030180850 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | MARINELLO, C. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Nova Prata | pt_BR |