• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Texto como escritura: conselhos em alfabetização

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Alice Virginia de Oliveira Pacheco.pdf (4.803Mb)
Data
2022-03-15
Autor
Pacheco, Alice Virgínia de Oliveira
Orientador
Matos, Sônia Regina da Luz
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação problematiza a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, investigando, por meio de legislações voltadas à educação, o texto para: a função escolar, prática social e escritura. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo geral de problematizar a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental. Assim, a investigação se constitui por um ensaio teórico com alguns autores clássicos da alfabetização e algumas legislações. O ensaio do texto dissertativo ocorre por meio das lembranças de infância desta professora-alfabetizadora-pesquisadora, criada por um avô que não sabia ler, nem escrever. A escrita passa a ser guiada por ele, numa voz que a dissertação assume e se transforma em três conselhos, a saber: I: Localize nas leis e em materiais didáticos a noção de texto para a função escolar; ll: Localize nas leis e em materiais didáticos a noção de texto como prática social; lll: Localize a noção de texto por escritura, que traz uma contribuição a sala de aula em alfabetização. Este último pretende alargar as possibilidades de um texto que se faz com a leitura pela escrita e a escrita pela leitura em meio à vida. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9683
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV