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Ensino de ciências por meio da aprendizagem baseada em problemas: contribuições para o ensino da temática saúde pública

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Dissertação Bruno Barbosa Affeldt.pdf (4.423Mb)
Produto Educacional Bruno Barbosa Affeldt.pdf (7.637Mb)
Data
2022-03-18
Autor
Affeldt, Bruno Barbosa
Orientador
Giovannini Junior, Odilon
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho consiste na aplicação do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para averiguar como este pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à temática "saúde pública". Para tal, uma sequência didática sobre saneamento básico e zoonoses foi desenvolvida com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A sequência didática foi fundamentada na pedagogia de Paulo Freire e os objetivos de aprendizagem foram determinados com base na Taxonomia de Bloom revisada em conformidade com as competências e habilidades da BNCC. Os estudantes foram divididos em grupos de tutoria que eram acompanhados semanalmente pelo tutor. Semanalmente os grupos produziram fichas de registro para acompanhar o desenvolvimento da resolução do problema proposto e cada estudante preenchia fichas de avaliação formativa para averiguar o engajamento dos estudantes. Os resultados estão baseados nas entregas de onze grupos. A maioria dos grupos desenvolveram plenamente a maior parte dos objetivos propostos. Tais resultados apontam que o método ABP pode contribuir de maneira significativa para o ensino de saúde pública no componente curricular de Biologia no ensino médio. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9694
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

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