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Narrativas de uma mulher educadora/professora negra : constituição identitária e a escrita como combate à invisibilidade
dc.contributor.advisor | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.author | Silva, Maria Eduarda Ribeiro da | |
dc.contributor.other | Souza, José Edimar de | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.other | Kaercher, Gladis Elise Pereira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T14:38:17Z | |
dc.date.available | 2022-03-21T14:38:17Z | |
dc.date.issued | 2022-03-16 | |
dc.date.submitted | 2021-12-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/9699 | |
dc.description | A presente dissertação, de cunho autobiográfico e de natureza qualitativa, teve por objetivo responder às inquietudes dos meus percursos de vida, relacionando-os com saberes científicos a partir de minha empiria. Nesse contexto, parti de uma pedagogia social e crítica à desigualdade social. De modo a evocar minhas memórias no que tange à minha infância, formação e assunção social como professora/educadora e mulher negra, dialogo com os estudos de gênero, classe social e relações étnico-raciais pelos olhos de minhas vivências em consonância com documentos de cunho normativos que regem o saber, a exemplo: A Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução do Conselho Municipal da Educação de Caxias do Sul, que estabelece os princípios orientadores no ensino acerca da contribuições de povos afrobrasileiros e indígenas. Assim relaciono a educação e os direitos sociais, de forma a interligá-los com os conceitos de etnia e desigualdade. A partir desse sobrevoo, me coloco na escrita com o objetivo de identificar os fatores que contribuíram para a formação de minha identidade enquanto pertencente à minha classe social, etnia e gênero. E nesse desmembrar dos conceitos sociais, viso relacionar tudo isso com a historicidade que me cerca e me compreende, com o propósito de denunciar e desmistificar o ideal histórico imaginário que exclui as populações afro-brasileiras, utilizando-me de Brandalise em "Camisas verdes: o integralismo no Sul do Brasil" para entender o contexto histórico da região que me é ponto de partida. "Escrevivências" em Conceição Evaristo ajuda-me, junto ao exposto, a construir o diálogo entre os conceitos de Escrevivência, Necropolítica e Outro no princípio de alteridade. Como fortalecimento da escrita aqui presente, dialogo com outras mulheres negras, pesquisadoras e professoras, com as quais partilho de vivências étnicas e de gênero como forma de respaldar o estudo aqui presente, destas: Grada Kilomba, Djamila Ribeiro e Neusa Santos Souza e como fechamento, sela-se o com a reflexão acerca das diversidades e as consequências das mesmas em uma sociedade estruturada sob a égide do preconceito e discriminação construídos a partir da história. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work, of autobiographical and qualitative nature, aimed to resolve unrests from the paths of my life, relating them to scientific knowledge through my own empirical means. In this context, I started with a social and critical pedagogy of social inequality. In order to recall memories related to my childhood, formation and social upbringing as a black, female teacher/educator, I converse with gender studies, social class and ethnic and social relations through the eyes of my own experience in line with documents of normative nature that rule the knowledge, such as the Federal Constitution of 1988, the Statute of the Children and the Adolescent, the Law for Guidelines and Bases of the National Education and the Determination of the Municipal Council of Caxias do Sul, which establishes the guiding principles for teaching about the contributions of Afro-Brazilian and indigenous peoples. Thus, I relate education and social rights, in order to interconnect them with concepts of ethnicity and inequality. From this flyover, I put myself into the writing, trying to identify factors that contributed to the formation of my identity as a member of my social class, ethnicity and gender. And, through this dismemberment of social concepts, I aim to relate all of this with the historicity which surrounds me and excludes Afro-Brazilian populations, using the writings of Brandalise in "Camisasverdes: o integralismo no Sul do Brasil" to understand the historic context of the region which is my starting point. "Escrevivências", by Conceição Evaristo, helps me to build the dialog between the concepts of Escrevivência, Necropolitics and the Other in the principle of otherness. As a strengthening of writing, I dialogue with other black women, researchers and teachers, with whom I share ethnic and gender experiences as a way of supporting the study presented here, such as: Grada Kilomba, Djamila Ribeiro and Neusa Santos Souza. As a closing, it is sealed with a reflection on diversities and their consequences in a society structured under the aegis of prejudice and discrimination built throughout the history. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Professoras negras | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | African American women teachers | en |
dc.subject | Women, Black | en |
dc.subject | Women in education | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Narrativas de uma mulher educadora/professora negra : constituição identitária e a escrita como combate à invisibilidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3712457323979589 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SILVA, M.E.R. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-03-16 |