Definição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelike
Datum
2021-12-14Autor
Porto, Maurício dos Santos
Orientador
Fardo, Marcelo Luís
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o jogo deseja apresentar. Diferentes jogadores podem apresentar níveis de habilidade diferentes. Por isso existem técnicas para se proporcionar um nível de dificuldade que se aplique adequadamente a diversos jogadores. Uma delas é a utilização de um algoritmo de ajuste dinâmico de dificuldade, que altera a dificuldade do jogo dinamicamente de acordo com o desempenho do jogador. Esta proposta busca expor e atacar os desafios da implementação de um algoritmo de ajuste de dificuldade, tanto no sentido de definição e criação do algoritmo, quanto nos impactos do mesmo no design de um jogo desse gênero, e nas formas como a experiência do jogador pode ser afetada, dependendo da forma de implementação escolhida. [resumo fornecido pelo autor]