Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorRech, Anderson
dc.contributor.authorFrança, Tailan Rodrigues
dc.contributor.otherZucco, Amanda Khalil Suleiman
dc.date.accessioned2022-03-31T12:56:15Z
dc.date.available2022-03-31T12:56:15Z
dc.date.issued2021-12-11
dc.date.submitted2021-12-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9758
dc.descriptionIntrodução: O ano de dois mil e vinte foi marcado por mudanças abruptas no estilo de vida (social, cultural e psicológico) da população mundial, que teve de se adaptar ao surgimento do vírus SARS-CoV-2 e o isolamento social. Porém, com o rompimento do convívio social, o uso de tecnologias digitais pôde auxiliar na aproximação das pessoas de forma virtual. Esta situação influenciou diretamente a forma de aprender e ensinar a dança fazendo com que o professor buscasse a adaptação de sua didática. Objetivo: Elencar as mudanças didáticas ocorridas nos professores de dança da Serra Gaúcha durante a pandemia de covid-19. Métodos: foi realizado um estudo exploratório de caráter transversal com natureza Quanti-Quali (quantitativo e qualitativo), com a função de apresentar um panorama da área da didática em dança, sobre o período de pandemia e suas alterações ocorridas pelo uso da tecnologia, tendo como alvo de pesquisa os professores de dança da Serra gaúcha. A amostra contou com 13 professores de dança selecionados por conveniência, que responderam um questionário on-line, via Google Forms contendo questões descritivas e optativas sobre as adaptações didáticas ao longo da pandemia. Resultados e Conclusão: modificações na didática dos professores em função do isolamento social foram reportadas pelos indivíduos que responderam o questionário. Assim, o desempenhar de suas atividades diante as câmeras mudou a forma de ensinar, tendo que ser adequado às tecnologias e aos objetivos dos alunos, de formas diferentes das tradicionais. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIntroduzione: L'anno duemilaventi è stato caratterizzato da bruschi cambiamenti nello stile di vita (sociale, culturale e psicologico) della popolazione mondiale, che ha dovuto adattarsi all'emergere del virus SARS-CoV-2 e all'isolamento sociale. Tuttavia, con l'interruzione dell'interazione sociale, l'uso delle tecnologie digitali potrebbe aiutare ad avvicinare le persone in modo virtuale. Questa situazione ha influenzato direttamente il modo di apprendere e insegnare la danza, facendo sì che l'insegnante cercasse di adattare la sua didattica. Obiettivo: elencare i cambiamenti didattici avvenuti negli insegnanti di danza della Serra Gaucha durante la pandemia di covid-19. Metodi: è stato realizzato uno studio esplorativo trasversale di natura Quanti-Quali (quantitativa e qualitativa), con la funzione di presentare una panoramica dell'area della didattica nella danza, sul periodo pandemico e sui suoi mutamenti avvenuti dal uso della tecnologia, avendo come obiettivo di ricerca insegnanti di danza della Serra gaúcha. Il campione era composto da 13 insegnanti di danza selezionati per comodità, che hanno risposto a un questionario online, tramite Google Forms, contenente domande descrittive e facoltative sugli adattamenti didattici durante la pandemia. Risultati e Conclusioni: le persone che hanno risposto al questionario hanno segnalato cambiamenti nella didattica degli insegnanti dovuti all'isolamento sociale. Così, svolgere le proprie attività davanti alle telecamere ha cambiato il modo di insegnare, dovendosi adattare alle tecnologie e agli obiettivi degli studenti, in modi diversi da quelli tradizionali. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.titleO processo educativo de ensino e aprendizagem na corporeidade perante a pandemia: impactos na didática dos professores de dança da Serra Gaúcha no ano de 2020pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-10


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige