Habilidades e competências: um olhar a partir do Conselho Regional de Administração, Consultores de RH, Coordenador de curso de Administração e seus egressos
Mostra/ Apri
Data
2021-12-08Autore
Danieli, Marina Pretto
Orientador
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Os funcionários são cruciais para a competitividade organizacional e tidos como tão relevantes quanto os avanços tecnológicos, pois garantem neste cenário de desafios e mudanças, a indispensável inteligência, aprendizagem e talentos para a constante renovação das organizações. Considerando o exposto acima, torna-se vital para a sobrevivência das organizações, o desempenho de seus funcionários. O presente estudo foca na percepção de atuantes da área de administração a respeito das competências e habilidades dos egressos do curso de Administração, visando analisar como os egressos são capazes de se desenvolver, auxiliando as empresas e a si mesmos, em aspectos que envolvem mais flexibilidade, aprendizagem contínua, melhor gerenciamento de tempo, mais qualidade de vida, mais autonomia e maior satisfação com a carreira, montando equipes de alto desempenho e proatividade - partindo tanto da visão dos atuantes quanto dos egressos e dos órgãos competentes. A metodologia está baseada em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, tendo como estratégia a realização de entrevistas com delegado do CRA (Conselho Regional de Administração) em Caxias do Sul, coordenador de curso, consultores de RH e egressos. O guia de entrevista está baseado nas abordagens centrais sobre habilidades e competências a partir do Referencial Teórico. Os achados mais reveladores da análise e interpretação das falas dos entrevistados foram que as competências técnicas que estão sendo exigidas dos administradores estão de acordo com a grade curricular analisada, havendo apenas falta de domínio prático das mesmas, porém a grade peca nas competências comportamentais, as quais estão sendo tão cobradas quanto às técnicas. [resumo fornecido pelo autor]