Subsídios norteadores para uma prática educacional da consciência corporal e postural de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2015-09-09Autor
Viel, Greice de Barba
Orientador
Paviani, Jayme
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar aos professores subsídios para uma prática educacional, enfocando o cuidado com a postura corporal de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, baseada em conhecimentos científicos e fisioterapêuticos, com vistas à prevenção de saúde. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter interdisciplinar, cujas fontes bibliográficas são de autores clássicos com diferentes abordagens, estudos e conceitos acerca de questões como corpo, educação, saúde, linguagem e transposição didática. Como ponto de partida para estudo e com o intuito de diagnosticar como é tratada a educação da postura corporal de crianças na escola, foi elaborado e aplicado um questionário direcionado a professores de primeiros anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Bento Gonçalves. Ter ciência dessa realidade é importante para abordar este problema e, na sequência, elaborar, como sugestão, um guia para auxiliar professores. Nessa perspectiva, o estudo procura, através de evidências bibliográficas, mostrar a importância do cuidado com o corpo desde os primeiros anos de vida de uma criança e, nesse aspecto, como a escola pode educar, uma vez que é nela que a criança permanece grande parte de seu tempo. Sendo assim, o professor e toda a unidade escolar tornam-se fundamentais para que a prevenção e a promoção em saúde realmente ocorram. Neste sentido, quanto mais o docente souber sobre cuidados corporais e posturais, melhor será a sua abordagem educativa em saúde. A investigação teórica permite que se façam algumas considerações sobre a atuação de um decente bem orientado para uma educação postural e consciente das repercussões desse proceder, podendo contribuir para melhorias significativas em seu aprendiz, colocando-se como mediador desse processo que envolve conscientização de saúde na escola. Os resultados deste estudo são indicativos da necessidade de a escola buscar, interdisciplinarmente, apoio e orientação de profissionais de diferentes áreas, para os problemas com vista a uma educação e formação integral do aluno, e, dessa forma, melhorando o sistema de ensino em nosso país, promovendo condições favoráveis para o desenvolvimento de atitudes preventivas e estabelecendo um cuidado recomendável em termos de saúde para esses escolares.