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dc.contributor.advisorPedrini, Maristela
dc.contributor.authorBenedett, Caroline
dc.contributor.otherFarina, Silvia Hauser
dc.contributor.otherParmegiani, Roselice
dc.date.accessioned2022-04-29T18:37:46Z
dc.date.available2022-04-29T18:37:46Z
dc.date.issued2022-04-09
dc.date.submitted2021-07-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9931
dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema "Formação Continuada para Professores da Educação Infantil em tempos de pandemia", com o objetivo geral de investigar a o que deve ser observado para a Formação Continuada dos educadores desse nível de ensino neste cenário pandêmico vivenciado. Diante desse contexto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa "Que aspectos deve contemplar a Formação Continuada para profissionais da Educação Infantil para suprir as necessidades que estão enfrentando na mediação pedagógica nesse momento pandêmico?". A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores da Educação Infantil, da rede municipal de ensino do município de Carlos Barbosa - RS Os dados coletados por meio das referidas entrevistas foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e foi fundamentada em aportes teóricos de Gatti (2010, 2013-2014), Machado (1999), Freire (1996), Medel (2016), Prada; Freitas e Freitas (2010), Nóvoa (2009), Barros e Menezes (2020), Broilo e Neto (2021), entre outros. A análise e discussão dos resultados permitiu o agrupamento dos mesmos em blocos de temáticas a saber: "Dificuldades da Educação Infantil em meio ao momento pandêmico; Ensino Remoto: limitações das aprendizagens e desafios; Formação Continuada para docentes da Educação Infantil na pandemia". O estudo permitiu a construção de conhecimentos com base nas respostas das professoras entrevistadas fundamentadas teoricamente. Desta forma, ficou evidente a necessidade de uma Formação Continuada que aborde questões como as formas de mediar as aprendizagens das crianças através do uso das tecnologias, como realizar a avaliação do desenvolvimento das crianças e como organizar os planejamentos e atividades lúdicas para a modalidade do ensino remoto. Ainda, o estudo mostrou que através da Formação Continuada, os professores aprimoram seus conhecimentos e se sentem mais seguros para desenvolver suas atividades em meio as novas configurações de escola, ensino e aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the theme "Continuing Education for Early Childhood Education Teachers in times of pandemic", with the general objective of investigating what should be observed for the continuing education of educators at this level of education in this pandemic scenario experienced. Given this context, the aforementioned investigation sought to answer the research problem "What aspects should the continuing education for professionals in Early Childhood Education contemplate in order to meet the needs they are facing in pedagogical mediation in this pandemic moment?". The investigation described, of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality, was developed through the Case Study methodology (GIL, 2008) with application of semi-structured interviews with early childhood education teachers, from the municipal school system in the city of Carlos Barbosa - RS The data collected through these interviews were analyzed using the discursive textual analysis technique (MORAES, 2003) and was based on theoretical contributions by Gatti (2010, 2013-2014), Machado (1999), Freire (1996), Medel (2016), Prada; Freitas and Freitas (2010), Nóvoa (2009), Barros and Menezes (2020), Broilo and Neto (2021), among others. The analysis and discussion of the results allowed them to be grouped into blocks of themes, namely: "Challenges for Early Childhood Education in the midst of the pandemic moment; Kindergarten Teachers: limitations of remote teaching; Early Childhood Education: the importance of continuing education for teachers in times of pandemic." The study allowed the construction of knowledge based on the theoretically based responses of the interviewed teachers. Thus, the need for continuing education that addresses issues such as ways to mediate children's learning through the use of technologies, how to carry out the assessment of children's development and how to organize plans and playful activities for the modality of teaching became evident. remote. Furthermore, the study showed that through continuing education, teachers improve their knowledge and feel safer to develop their activities amid the new settings of school, teaching and learning. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de educação infantilpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.titleFormação continuada para professores da educação infantil em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2022-04-01


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