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dc.contributor.advisorPedrini, Maristela
dc.contributor.authorBono, Julia Roberta
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherTeixeira, Lezilda Maria
dc.date.accessioned2022-04-29T18:52:52Z
dc.date.available2022-04-29T18:52:52Z
dc.date.issued2022-04-09
dc.date.submitted2021-07-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/9932
dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema "Enoturismo e Pedagogia: pensar a presença das crianças no Enoturismo". O objetivo principal da pesquisa foi investigar de que forma o pedagogo pode contribuir na inserção de atividades para crianças dentro do Enoturismo do município de Pinto Bandeira-RS. Ainda, a investigação visou contribuir para melhorar o turismo familiar ofertado pelo município, para que todos possam aproveitar o momento de lazer da melhor forma, promovendo o crescimento do município e da região. Para tanto a pesquisa partiu da seguinte questão norteadora "Quais as contribuições do pedagogo para pensar a presença das crianças dentro do Enoturismo do município de Pinto Bandeira- RS? A pesquisa proposta foi qualitativa, inserida no paradigma sociointeracionista, de natureza aplicada, tendo como procedimento metodológico a pesquisa-ação (GIL, 2008). Os estudos teóricos foram fundamentados em autores como Piedade (2017), Kushano (2013), Ramal (2012), Alvarez e Rigo (2018), entre outros. A pesquisa na modalidade de campo foi realizada no pequeno município de Pinto Bandeira - RS, tendo como foco quatro instituições que promovem o Enoturismo, sendo três vinícolas e um restaurante, instalados em lugares privilegiados com belezas naturais. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada (GIL, 2008), aplicada aos participantes da pesquisa. Os dados coletados através foram analisados através da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2006). A análise dos dados coletados permitiu a identificação dos seguintes blocos de análise: Enoturismo de Pinto Bandeira - RS, As atividades ofertadas no enoturismo hoje, A possibilidade da inserção do pedagogo no enoturismo, e Enoturismo de Pinto Bandeira: algumas sugestões. A pesquisa realizada teve uma boa aceitação junto ao campo de investigação e abriu um espaço de reflexão e diálogo para se pensar a presença de crianças no enoturismo e a presença do pedagogo para mediar essa inserção se constituindo numa possibilidade de inovação nesta modalidade de turismo muito praticada na região em foco. Ainda, a elaboração de algumas sugestões com diversas opções de ações e atividades que podem ser ofertadas às crianças dentro enoturismo contribui para que os estabelecimentos participantes da investigação repensem seu empreendimento à luz de novas abordagens para que que venham a contemplar a ampliação do próprio negócio e do desenvolvimento regional. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work addresses the theme "Enotourism and Pedagogy: thinking about the presence of children in wine tourism". The main objective of the research was to investigate how the pedagogue can contribute to the insertion of activities for children in wine tourism in the city of Pinto Bandeira-RS. Still, the investigation aimed to contribute to improve family tourism offered by the municipality, so that everyone can enjoy their leisure time in the best way, promoting the growth of the municipality and the region. Therefore, the research started from the following guiding question: "What are the contributions of the pedagogue to think about the presence of children in wine tourism in the city of Pinto Bandeira-RS? The proposed research was qualitative, inserted in the socio-interactionist paradigm, of an applied nature, with action research as a methodological procedure (GIL, 2008). The theoretical studies were based on authors such as Piedade (2017), Kushano (2013), Ramal (2012), Alvarez and Rigo (2018), among others. The field research was carried out in the small municipality of Pinto Bandeira - RS, focusing on four institutions that promote wine tourism, three wineries and one restaurant, installed in privileged places with natural beauty. The instrument for data collection was a semi-structured interview (GIL, 2008), applied to research participants. The data collected through were analyzed using the discursive textual analysis technique (MORAES, 2006). The analysis of the collected data allowed the identification of the following blocks of analysis: Wine tourism in Pinto Bandeira - RS, The activities offered in wine tourism today, The possibility of inserting the pedagogue in wine tourism, and Wine tourism in Pinto Bandeira: some suggestions. The research carried out had a good acceptance in the field of investigation and opened a space for reflection and dialogue to think about the presence of children in wine tourism and the presence of the pedagogue to mediate this insertion, constituting a possibility for innovation in this widely practiced type of tourism in the focus region. Also, the elaboration of some suggestions with several options for actions and activities that can be offered to children in wine tourism contributes to the establishments participating in the investigation to rethink their undertaking in the light of new approaches so that they may contemplate the expansion of their own business and of regional development. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnoturismopt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectCrianças - Recreaçãopt_BR
dc.titleEnoturismo e pedagogia: pensar a presença de crianças no enoturismopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR


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