Formação continuada para educadores da educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2022-04-09Autor
Fink, Jéssica Hensel
Orientador
Pedrini, Maristela
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho aborda o tema "Formação Continuada para Educadores da Educação Infantil", no sentido de investigar seu papel na formação profissional e qualificação das práticas pedagógicas neste nível de ensino. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema "Como a formação continuada pode contribuir no desenvolvimento profissional dos educadores que atuam na Educação Infantil para a mobilização de práticas pedagógicas significativas?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a educadores que atuam na área da Educação Infantil sendo eles professores, monitores e auxiliares de educação. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Teodoro (2013), Moreno (2007), Vygotsky (1998), Piaget (2008), Kramer (2005), Nóvoa (1995), entre outros. A referida análise textual discursiva possibilitou a identificação de conceitos e blocos de estudos fundamentais para a construção de conhecimentos para dar respostas ao problema de investigação, a saber: a Educação Infantil e sua infância, A formação para atuação na Educação Infantil: inicial e continuada, A Formação Continuada e a prática pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática em foco. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que a Formação Continuada é de extrema necessidade e possibilita importantes contribuições para a formação dos educadores investigados. A referida formação contribui para que os mesmos possam se qualificar constantemente, aperfeiçoando cada vez mais sua carreira profissional, aprimorando sua prática pedagógica e promovendo uma educação de qualidade na primeira etapa da Educação Básica. Ainda, promove a reflexão sobre a prática, mantém os educadores atualizados e comprometidos a aprender e ensinar, com estratégias significativas, fazendo com que se sintam parte de um contexto que forma cidadãos, sujeitos capazes de agirem de forma ética no mundo em que vivem. [resumo fornecido pelo autor]